collapse

Autor Tópico: Surfcasting e as dores nas costas  (Lida 2634 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #30 em: 00:30 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
Caros companheiros, depois de tudo ler com a máxima atenção e em resultado da minha experiência pessoal (hérnia discal L4-L5) no surfcasting, julgo (porque não sou neuro-cirurgião, nem médico nem pretensões a "sabichão") ser desde logo evidente q as dores das costas após uma pescaria, devem-se a uma série de fatores externos, à compleição física e ao continuo ou não exercitamento dos músculos do pescador. Nesse capítulo, cada pessoa tem suas caraterísticas e terá ou não mais ou menos limitações:
1 - Será mto diferente se tem um trabalho braçal q implique esforço continuado durante a semana ou se pratica algum desporto, de outro q passa os dias sentado a uma secretária e vai à pesca apenas ao fim de semana e depois fica por lá 10 ou 12 horas (tantas?) a "abrir". Este último vai sentir no dia seguinte dores no corpo (músculos doridos) e não vai ser só nas costas (LOL);
2 - No surfcasting q é mais "a minha praia", sei q o peso das canas e carretos, o peso das chumbadas utilizadas e dos brutos "carregos" q muitos ainda teimam em levar para a praia (kgs de chumbadas, n bobinas, garrafas de água (e vinho), cadeiras, 3 e 4 canas e mais isto e aquilo, etc..) tem de certeza q contribuir para o estado do "artista" no dia seguinte (risos). Lançar toda a noite com chumbadas de 180 a 200 grs, canas e carretos pesados (alguns no conjunto com + de 1 kg) e mais os tais carregos (não falo do peso do peixe, porque hoje, infelizmente, já pouco conta!) e se alguém tem por ex: uma hérnia discal ainda poderá ser pior.
Logo:
a) Evitar estar tantas horas à pesca (10 ou 12 ?) e ir mais naquelas horas "mágicas" em q acham q o peixe estará + em força no pesqueiro (com prática isso aprende-se), pois de nada servirá não se sentir nada e ficar para ali toda a noite a olhar a ponteira da cana e a roer as unhas ou fumar cigarros uns atrás de outros (e estragar o maravilhoso ar puro). Se não deu nessas horas, mto dificilmente dará nas após e passar toda uma noite à pesca é "desporto" q deixei de praticar há mto tempo! Assim, até parece uma obrigação e perde logo toda a magia: Se não apanharem nada (grade) qual é o problema? Não será a V/ 1ª nem a última, podem crer!
b) Optar por material mais ligeiro (se o mar deixar, claro), canas e carretos mais leves e (se souberem, claro) praticarem mais o lançamento OTG sem se "esfarraparem" todos, poupem-se porque mtas vezes o peixe está mmo ali aos vossos pés. Lembram-se da saborosa discussão sobre o pesado canelão?
c) Serem muito espartanos na escolha do material a levar, nada de carregos impossíveis e/ou montes garrafas disto e daquilo, kilos de chumbadas e toneladas de "tralhas" q mais certo não vão utilizar. Ou então comprem um carrinho daqueles com rodas de balão e levam tudo o k querem, até podem juntar tudo do grupo e vão-se servindo. E para quê levar 3, 4 e 5 canas (eu já vi!)? Sabem que isso agora até é proibido na lei da pesca lúdica apeada? Seria melhor levarem logo uma rede de pesca e... prontos! (lol)
Este é meu modesto contributo para esta salutar conversa (pode não parecer, mas é importante) mais baseada na minha experiência pessoal e...tb nas dores nas costas (por vezes terríveis) - risos. Saudações desportivas.
 
Fisherman
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #31 em: 10:57 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dores nas costas provocada pelo excesso de material que carrego para a pesca.

Ja refinei bem a tralha, mas mesmo assim continua com bom peso. Meu saco semi rígido yuki tripe por si só ja pesa bem, assim como a bolsa rígida do resto da tralha que pesa 3kg
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



1 Já optei por um trol com rodas para areia para carregar a tralha.
2 Reduzi ao mínimo a tralha que levo. As montagens fazem-se em casa. Apenas levo o suficiente para um desenrascado.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #32 em: 11:29 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »


tenho uma malinha das piças tipo esta onde levo todos os acessórios que preciso vai dentro de um balde plastico de 20l com alça á tira colo + a comida e algum casaco impermeavel ao mesmo tempo dá para servir de banco + saco da cana com carreto montado
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]