collapse

Autor Tópico: Surfcasting e as dores nas costas  (Lida 2654 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kungdote

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 14 vezes
    • Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:15 Terça, 13 de Setembro de 2016
Surfcasting e as dores nas costas
« em: 20:55 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Boas pessoal

Gostava de saber a vossa opinião à cerca dos lançamentos de surfcasting e as dores nas costas.
Tenho andado à rasca das costas  (lombar) e gostava de confirmar se é das pesca ou das longas horas a conduzir.

Por exemplo os lançamentos por cima da cabeça são melhores ou piores para as costas em relação ao OTG?

E as canas? penso que as hibridas são mais amigas das costas do que as tubulares, ou não será assim?

Agradeço os vossos contributos
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #1 em: 21:03 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Eu penso que sim, as dores nas costas são normais quando se pesca bastante e nos braços também, quanto mais pesadas as canas e mais tempo estiverem na mão pior...
 

Offline tjbm

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 26 vezes
    • marinha grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:24 Domingo, 30 de Novembro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #2 em: 21:13 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal

Gostava de saber a vossa opinião à cerca dos lançamentos de surfcasting e as dores nas costas.
Tenho andado à rasca das costas  (lombar) e gostava de confirmar se é das pesca ou das longas horas a conduzir.

Só pode ser das longas horas a conduzir, a pesca não dá dores  >:D >:D >:D  :fixe: :fixe: :fixe:
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #3 em: 21:17 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
A pesca tira as dores todas que possas ter amigo pelo menos a mim acontece  ^-^ ^-^
"born to fish forced to work"
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #4 em: 21:22 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Na minha opinião o tipo de cana não influencia, mas o peso do conjunto, peso das chumbadas e o tempo  da pescaria sim
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #5 em: 22:18 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Só me queixo de dores nas costas a pescar à bóia (e apenas quando não há peixe)  ;D
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joseferreira77

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #6 em: 22:47 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Quanto mais comprida a cana mais torque é sofrido pela nossa coluna.

Se quiseres testar a coisa, mete metade do peso, lança mais perto, e usa uma cana mais pequena.
 

Offline PedrofrDuarte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 17 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #7 em: 22:48 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Dores só à boia porque é uma pesca que me aborrece.
No surfcasting até me alivia ou então esqueço.
Bons lances.
Pedro Duarte
 

Offline luisvanolli

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 21 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #8 em: 22:53 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
E normal depois de muitas horas e lançamentos.
Mas há canas que não massacram tanto as costas,  enquanto outras massacram bastante
Penso que não tenha a ver com o peso da cana, mas sim com a rigidez da mesma, ou seja,  uma cana rija requer mais força e mais jeito a lançar e notas bem as diferença do impacto das canas rijas para as macias, as rijas dão um impacto muito maior e que ao fim de alguns lançamentos custa.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5110
  • Agradecido: 396 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #9 em: 07:30 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que não tenha a ver com o peso da cana, mas sim com a rigidez da mesma

Eu sou da mesma opinião. Nos lançamentos quanto mais elástica for a cana menos cansaço/dores causa.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20313
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #10 em: 09:28 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
As dores nas costas nada têm a ver com a pesca.
São asneiras que fazemos ao longo da vida, posturas incorrectas, etc.. onde mais tarde pagamos a factura.
Também tenho o mesmo problema.
Agora a culpa não é da pesca. A fazer outros trabalhos tb te vão doer as costas.
Claro que material ligeiro, movimento correctos e menos bruscos vão ajudar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joseferreira77

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #11 em: 09:29 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
mantendo o peso e comprimento entre uma cana elástica e uma cana rígida o mesmo,  uma elástica  deverá aproveitar a velocidade de lançamento melhor.

a percepção de ser melhor nas costas é relevante, mas o principio da coisa é o mesmo.   o melhor mesmo é usar canas mais curtas, e suportes mais compridos.

com uma mais elástica estas é a reduzir o [ impacto na coluna /percurso de lançamento ] amortecendo com a a cana.  mas a soma do  torque tem que obrigatoriamente  ser o mesmo.

 

Offline joseferreira77

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #12 em: 09:37 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As dores nas costas nada têm a ver com a pesca.
São asneiras que fazemos ao longo da vida, posturas incorrectas, etc.. onde mais tarde pagamos a factura.
Também tenho o mesmo problema.
Agora a culpa não é da pesca. A fazer outros trabalhos tb te vão doer as costas.
Claro que material ligeiro, movimento correctos e menos bruscos vão ajudar.


isto é 100% correcto, mas Rider, atenção que a pesca pode piorar a coisa bastante.    no ano passado tive uma altura em que estava a ir todos os dias ver se apanhava uma dourada.
e ia quando podia, então era pesos enormes para fixar a pesca quando corria mais. a pescar a todas as distancias imagináveis para ver se as encontrava.

 depois de duas semanas estava uma lástima de costas sem ter alterado nada se não ir pescar feito maluco. resultado foi que tive que reduzir tudo o que fazia para voltar a estar bem.   desde postura a dormir, abandonar a mota durante um tempo, maneira sentado no trabalho, etc, etc.  toda aquela vida a estragar que nem dava para notar.....

 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #13 em: 11:35 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
O trabalho é que me faz dores, quando estou á pesca esqueço as dores, esqueço tudo.
Pena ir tão poucas vezes  :'( :'( :'( :'( :'(
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #14 em: 12:18 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
Bom, vamos lá ver... claro que a pesca não provoca dores... ;D Agora sempre vou dizendo, fui baixando os pesos e as gramagens das canas porque as costas, os braços e até as mãos começaram a dar sérios problemas e foi a única maneira de conseguir continuar a pescar... Não curou os problemas mas resolveu-os na prática... Neste momento uso canas de 3.30m para spinning, carretos leves, e para o fundo normalmente 2 de 3.90m de spinning bruto convertidas para a pesca ao fundo. Para a boia uso uma de 5m levezinha com um carreto leve. Conselho: na boia evitem pescar com a cana pendurada na mão e apoiada no antebraço, usem o cabo apoiado na zona da cintura que facilita a coisa, aumenta a resistência e atenua bastante as dores nas costas... 
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #15 em: 15:22 Sexta, 15 de Setembro de 2017 »
Fico com dores se pesco dois dias seguidos. Mas também passa rápido. Tenho uma daiwa Megaforce de 5 metros tubular, pesco em pontão com pesos 150 gramas. A cana é para o pesada. Tenho pensado comprar uma mais leve, possivelmente a Vega potenza premium.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #16 em: 12:28 Sexta, 22 de Setembro de 2017 »
Spinning com amostras pesadas, sim, não ajuda nada as costas. Mas corrico ligeiro ou surfcasting não acho que dê cabo das costas só alivia :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #17 em: 18:46 Sábado, 23 de Setembro de 2017 »

 Se a jornada for longa (tipo 10/12 horas) e o material não ajudar acredito pois já se passa o mesmo comigo, a idade também não ajuda mas, pescar com duas, três canas toda a noite, quando é pela madrugada já se sente nas costas o esforço nos lançamentos.

 Há que procurar o material mais leve de modo a tornar a jornada mais suave.

 Adquirir canas e carretos um pouco melhores e por acréscimo mais leves, tudo conta.

  :fixe:
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #18 em: 19:09 Sábado, 23 de Setembro de 2017 »
boas

também é um problema que me afecta  (Velhice)

tento resolver pescando só com um conjunto surfcasting (cana + carreto)-1094gr lanço por cima da cabeça
penso que a leveza dos conjuntos ajuda a atenuar este problema
Abraço
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #19 em: 23:33 Domingo, 24 de Setembro de 2017 »
Normalmente chego a casa com dor nas costas e braços, mas com a alma cheia e uma paz de espírito plena.
Dores nas costas provocada pelo peso das canas e carretos, bem como do excesso de material ue carrego para a pesca.
Dores nos braços provocada pela brutalidade dos lançamentos na tentativa de chegar sempre mais longe.
A alma cheia e paz de espirito porque por umas horas consigo desligar de todo o resto e encontrar-me comigo mesmo. Usufruir do relaxamento que o mar me provoca. É como recarregar as baterias.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline johnteixeira

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #20 em: 14:51 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Existem umas quantas maneiras de melhorar isso.

1- Reduzir o peso de cada jornada.
2- Como já dito, usar uma cana mais "elastica" que seja amiga das costas e que lance quase sozinha.
3- lançar off the ground num movimento lateral ao invês do que muito vejo ser usado. (por cima da cabeça com costas inclinadas para trás a termirar em costas para a frente e cana a bater na areia.)


Cumps. ;)
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #21 em: 15:04 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Sois umas meninas  ;D um gajo que faz uma jornada de boia nocturna no salta salta isso é k DOI....sem falar numa spinada ao fim  de 3ou 4h um conjunto de 400gr já pesa dois kilos, antigamente era de canelao e Sofi na mao e ninguém se queixava  >:D
 

Offline johnteixeira

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #22 em: 16:14 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sois umas meninas  ;D um gajo que faz uma jornada de boia nocturna no salta salta isso é k DOI....sem falar numa spinada ao fim  de 3ou 4h um conjunto de 400gr já pesa dois kilos, antigamente era de canelao e Sofi na mao e ninguém se queixava  >:D

Não se queixam até ao dia em que começa a doer e a hérnia aparece.... :D

Cumps
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #23 em: 16:41 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Boas,

Se vai dar cabo das Costas daqui a uns anos não sei , mas apesar de ter só 28 anos a mim também me doí ao fim de jornadas de mais de 12H , depende também se estamos muito tempo de pé durante esse tempo e são muitos lançamentos , muitas das vezes já chego la com as costas e os ombros feitos num 8 com o peso das mochilas arca etc pelo areal fora até ao local pretendido.

Acho que a dor é mais muscular do que reumático ou a idade a fazer das suas, também a dor faz bem pois sem ela a minha Maria estava uma porrada de dias sem me ver pois eu não desistia  ;D  .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #24 em: 19:21 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
As dores nas costas muitas vezes resultam ou agravam-se com as más posturas, se houver já lesões as consequências são sempre piores.
Também eu me queixava de dores, na pesca e não só, e a malta dizia sempre a mesma coisa, isso não é nada, deve ter sido um mau jeito, depois passa. Exames feitos e o resultado foi bastante desanimador, pelo menos ao início, 3 hérnias, sendo a lesão na L4/L5 a mais grave.
Portanto, nunca será um assunto para levar de ânimo leve. Se os sintomas persistirem nada melhor que ir ver o que se passa.
Especificamente na pesca, tudo o que possa forçar a coluna só agrava a situação. Um gajo leva mil e uma coisas para o pesqueiro, muitas vezes anda em terreno instável, lança, recolhe, corre, dobra-se, enfim.....tudo a ajudar, depois não há milagres.
Eu optei por aliviar o material que carrego ao máximo, utilizo o carrinho sempre que posso e não forço os lançamento ao máximo. Mas a maior diferença foi mesmo quando passei a levar uma cadeira para descansar nas jornadas mais prolongadas, um verdadeiro alívio.
Claro que um conjunto mais leve em ação de pesca e uma cana mais macia e elástica com certeza que também vai ajudar.
 

Offline johnteixeira

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #25 em: 20:49 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As dores nas costas muitas vezes resultam ou agravam-se com as más posturas, se houver já lesões as consequências são sempre piores.
Também eu me queixava de dores, na pesca e não só, e a malta dizia sempre a mesma coisa, isso não é nada, deve ter sido um mau jeito, depois passa. Exames feitos e o resultado foi bastante desanimador, pelo menos ao início, 3 hérnias, sendo a lesão na L4/L5 a mais grave.
Portanto, nunca será um assunto para levar de ânimo leve. Se os sintomas persistirem nada melhor que ir ver o que se passa.
Especificamente na pesca, tudo o que possa forçar a coluna só agrava a situação. Um gajo leva mil e uma coisas para o pesqueiro, muitas vezes anda em terreno instável, lança, recolhe, corre, dobra-se, enfim.....tudo a ajudar, depois não há milagres.
Eu optei por aliviar o material que carrego ao máximo, utilizo o carrinho sempre que posso e não forço os lançamento ao máximo. Mas a maior diferença foi mesmo quando passei a levar uma cadeira para descansar nas jornadas mais prolongadas, um verdadeiro alívio.
Claro que um conjunto mais leve em ação de pesca e uma cana mais macia e elástica com certeza que também vai ajudar.

Nem mais
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #26 em: 23:17 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
A mim o que me faz doer as costas não é o peso do material, mas sim o peso... das "grades".  >:D

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Piedras Negras

Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #27 em: 09:31 Terça, 26 de Setembro de 2017 »
Buenos dias srs.
Yo tengo ya 53 añitos y llevo pescando de toda la vida. Tengo dos hernias de disco en L5-S-1 y una contractura a la altura.de.los homoplatos de un golpe a los 14 años.
 Me cuido bastante y sigo pescando y lanzando fuerte. El equipo ligero caña y carrete  910 grms...soy de andar mucho con carrito y cargado (me gusta.pescar solo y tranquilo) y el surfcasting como cualquier deporte necesita de un calentamiento previo para no empezar pegando castañazos en frio. Unos estiramientos y giros no estan mal antes de empezar a lanzar.
Como dice el compañero Jhonteja es mejor el lance lateral para la espalda. El lance por encima de la cabeza castiga los lumbares y mas si la caña no se para en su sitio y le damos un cañazo al agua.
 Por otro lado llevo muchos años de pesca. Y siempre lanzando por encima la cabeza y tenia dolores ...pues bien llevo 5 años lanzando otg y lateral y los dolores de espalda casi me desaparecieron. La tecnica es mas importente que la fuerza. En un lance lateral o un otg el cuerpo permanece recto y no se inclina. Solo debemos imprimir velocidad al movimiento y tener una tecnica depurada.
  Calentamiento y tecnica y nuestros problemas de espalda disminuiran bastante. Tambien decir que lo mas importante de mi equipo de pesca es la hamaca😅😅😅....sin ella no voy a ningun lado.
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #28 em: 19:22 Terça, 26 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há que procurar o material mais leve de modo a tornar a jornada mais suave.

Procuro material top não para ganhar desempenho, mas aliar desempenho melhor com conforto
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #29 em: 19:27 Terça, 26 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dores nas costas provocada pelo excesso de material que carrego para a pesca.

Ja refinei bem a tralha, mas mesmo assim continua com bom peso. Meu saco semi rígido yuki tripe por si só ja pesa bem, assim como a bolsa rígida do resto da tralha que pesa 3kg
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #30 em: 00:30 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
Caros companheiros, depois de tudo ler com a máxima atenção e em resultado da minha experiência pessoal (hérnia discal L4-L5) no surfcasting, julgo (porque não sou neuro-cirurgião, nem médico nem pretensões a "sabichão") ser desde logo evidente q as dores das costas após uma pescaria, devem-se a uma série de fatores externos, à compleição física e ao continuo ou não exercitamento dos músculos do pescador. Nesse capítulo, cada pessoa tem suas caraterísticas e terá ou não mais ou menos limitações:
1 - Será mto diferente se tem um trabalho braçal q implique esforço continuado durante a semana ou se pratica algum desporto, de outro q passa os dias sentado a uma secretária e vai à pesca apenas ao fim de semana e depois fica por lá 10 ou 12 horas (tantas?) a "abrir". Este último vai sentir no dia seguinte dores no corpo (músculos doridos) e não vai ser só nas costas (LOL);
2 - No surfcasting q é mais "a minha praia", sei q o peso das canas e carretos, o peso das chumbadas utilizadas e dos brutos "carregos" q muitos ainda teimam em levar para a praia (kgs de chumbadas, n bobinas, garrafas de água (e vinho), cadeiras, 3 e 4 canas e mais isto e aquilo, etc..) tem de certeza q contribuir para o estado do "artista" no dia seguinte (risos). Lançar toda a noite com chumbadas de 180 a 200 grs, canas e carretos pesados (alguns no conjunto com + de 1 kg) e mais os tais carregos (não falo do peso do peixe, porque hoje, infelizmente, já pouco conta!) e se alguém tem por ex: uma hérnia discal ainda poderá ser pior.
Logo:
a) Evitar estar tantas horas à pesca (10 ou 12 ?) e ir mais naquelas horas "mágicas" em q acham q o peixe estará + em força no pesqueiro (com prática isso aprende-se), pois de nada servirá não se sentir nada e ficar para ali toda a noite a olhar a ponteira da cana e a roer as unhas ou fumar cigarros uns atrás de outros (e estragar o maravilhoso ar puro). Se não deu nessas horas, mto dificilmente dará nas após e passar toda uma noite à pesca é "desporto" q deixei de praticar há mto tempo! Assim, até parece uma obrigação e perde logo toda a magia: Se não apanharem nada (grade) qual é o problema? Não será a V/ 1ª nem a última, podem crer!
b) Optar por material mais ligeiro (se o mar deixar, claro), canas e carretos mais leves e (se souberem, claro) praticarem mais o lançamento OTG sem se "esfarraparem" todos, poupem-se porque mtas vezes o peixe está mmo ali aos vossos pés. Lembram-se da saborosa discussão sobre o pesado canelão?
c) Serem muito espartanos na escolha do material a levar, nada de carregos impossíveis e/ou montes garrafas disto e daquilo, kilos de chumbadas e toneladas de "tralhas" q mais certo não vão utilizar. Ou então comprem um carrinho daqueles com rodas de balão e levam tudo o k querem, até podem juntar tudo do grupo e vão-se servindo. E para quê levar 3, 4 e 5 canas (eu já vi!)? Sabem que isso agora até é proibido na lei da pesca lúdica apeada? Seria melhor levarem logo uma rede de pesca e... prontos! (lol)
Este é meu modesto contributo para esta salutar conversa (pode não parecer, mas é importante) mais baseada na minha experiência pessoal e...tb nas dores nas costas (por vezes terríveis) - risos. Saudações desportivas.
 
Fisherman
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #31 em: 10:57 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dores nas costas provocada pelo excesso de material que carrego para a pesca.

Ja refinei bem a tralha, mas mesmo assim continua com bom peso. Meu saco semi rígido yuki tripe por si só ja pesa bem, assim como a bolsa rígida do resto da tralha que pesa 3kg
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



1 Já optei por um trol com rodas para areia para carregar a tralha.
2 Reduzi ao mínimo a tralha que levo. As montagens fazem-se em casa. Apenas levo o suficiente para um desenrascado.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting e as dores nas costas
« Responder #32 em: 11:29 Quinta, 14 de Dezembro de 2017 »


tenho uma malinha das piças tipo esta onde levo todos os acessórios que preciso vai dentro de um balde plastico de 20l com alça á tira colo + a comida e algum casaco impermeavel ao mesmo tempo dá para servir de banco + saco da cana com carreto montado
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Boundler [Hoje às 02:15]

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 00:31]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]