collapse

Autor Tópico: Ajuda Linha enrolada  (Lida 2693 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Ajuda Linha enrolada
« em: 12:49 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Carissimos,

É o meu primeiro post e espero não me ter enganado no topico.
Na 4º Feira (6/09) fui ao surfcasting na praia do meco á noite... ainda não sei bem ler o mar nem o tempo mas pareceu-me uma boa noite para tar á pesca. das 21:00 ás 4:00 da manhã nem um unico toque. Casulo, Lingueirão, Americano. Nada.
E todos os lançamentos excepto 1 que o tirei passado 5 min de o ter lançado as montadas vinham todas enroladas e não faço a minima ideia porque, fiz tudo como manda a regra. Montada rapida com stopper-missanga-destrocedor....etc... clip chumbada.

A linha do carreto é uma Colmic Surf HOLO 0.25
Linha Chicote Pro-Hunter 0.45
Linha estralho Colmic Wind 0.31
Carreto Tubertini Supercast 8000

depois de tanto tempo investido a ler, ver videos e dinheiro gasto, fiquei com a sensação de que sim, aprendi muito, mas está me a faltar qualquer coisa. preferia vir com o isco inteiro e saber que simplesmente eles não andavam lá do que vir completamente enrolado e passar a noite a trocar a montada sentar-me a desenrolar e repeat.

É o meu primeiro post e espero não me ter enganado no tópico, agradecia mesmo a vossa ajuda porque vocês são o meu único ponto de referência  :fixe: :fixe:
   
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #1 em: 13:12 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Linha estralho Colmic Wind 0.31


Estava vento? é que esta linha é apropriada para vento...  :mrgreen:

Mais a sério... muitas vezes 0,31 não dá, tens que subir.

Não é raro eu usar linha 0,40 e mesmo assim enrolar. Quando está a enrolar temos que experimentar colocar estralho mais grosso e/ou encurtar.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #2 em: 13:27 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Não me digas que a Pro-Hunter é pa caçadores e eu a leva-la pá pesca  ;D
O mar não estava assim tão mexido. houve ali uma altura que o mar estava a levantar as 140g mas quando começou a encher, a chumbada começou a fixar e tava porreirinho. não pareceu o mar assim tão agreste que eu tivesse que usar uma 0.40.
Aliás tava com um amigo que com linhas mais finas não se tava a enrolar..
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #3 em: 13:59 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
 ;D nem reparei que o chicote é para caça!!!  ;D

Eu, nessa zona, dificilmente consigo pescar com linhas mais finas, mas também pode ser da linha, claro.

Isso até pode depender de como a água está a correr num determinado ponto. Se estiver uniforme, possivelmente não enrola, se estiver a "ir e vir" pode enrolar mais facilmente.

Uma coisa é certa, nas condições em que estavas, estava a enrolar. Nesse caso é de experimentar reduzir o tamanho do estralho, subir um pouco, ter uma bobina de fio de maior diâmetro... em suma, tentar que não enrole/ enrole menos aplicando estas "soluções".

Na minha opinião, de noite, podemos pescar com linhas um pouco mais grossas, pois a preocupação com a invisibilidade é menor.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TaroloForte

Offline joseferreira77

Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #4 em: 14:15 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
talvez tenha  lido mal, mas não disseste o comprimento do estralho.

se estiver a enrolar tens que ou engrossar o diametro do estralho, ou encurtar o comprimento como disse o amigo.

também tens que tentar ver como está a enrolar.    por vezes se deixas pontas compridas nos nós, se lá passar o estralho vai trilhar e já foste.

imagino que tenhas também stopper - missanga -destorcedor do estralho - missanga - stopper - clip. tens que prender em cima em em baixo com stopper para não descer para o clip

e reduz a quantidade de estralhos/anzois nesses casos (não disseste se tinhas só um ou mais)

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #5 em: 14:36 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
As ondas estavam a partir longe?

Para alem do que já foi dito, e com a montagem que tens, podes subir a montagem toda, de modo a que o anzol fique a altura da chumbada ou um pouco mais alto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TaroloForte

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #6 em: 14:49 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
talvez tenha  lido mal, mas não disseste o comprimento do estralho.


e reduz a quantidade de estralhos/anzois nesses casos (não disseste se tinhas só um ou mais)


braçada e meia... 1,50m mais ou menos

e só estava com um anzol
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #7 em: 14:54 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As ondas estavam a partir longe?

Para alem do que já foi dito, e com a montagem que tens, podes subir a montagem toda, de modo a que o anzol fique a altura da chumbada ou um pouco mais alto.

houve ali uma meia hora que elas estavam mais longe... de resto a rebentação era perto.

De facto podia ter subido a montagem. Para a proxima vou exprimentar.
quanto ao estralho eu cheguei a reduzir o tamanho dele para 75 cm +/-
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #8 em: 14:56 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
O estranho é o teu colega não enrolar...
Talvez os teus lançamentos estivem a cair mesmo onde a onda parte, e o teu colega metia a chumbada para lá da onda.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #9 em: 15:09 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
O campeão tinha duas canas e estava sempre a alternar entre perto e longe em ambas as canas.

De facto o mais estranho é ele não estar a enrolar. por isso eu questiono-me se (para além de ter de aumentar a grossura do estralho) a qualidade do meu material é a indicada.
 

Offline johnteixeira

Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #10 em: 17:53 Sexta, 08 de Setembro de 2017 »
Antes da mais acho muito porreiro te estares a informar com suporte a  leitura e vídeos, é assim mesmo que se aprende. Porem também é a errar que se aprende mais. =D

Como já te foi indicado, o diâmetro do estralho assim como o comprimento são pontos logo que podes alterar e verificar se estão a funcionar.

Porem existem mais indicadores que podes ter em consideração.

Como tens a montagem construída, com stoopers ? a moda antiga com nós.....

Depois, que chumbada estas a usar ? uma que se agarra no fundo ou anda aos trambolhões na corrente.

O mar esta a encher ou a vazar..

Isto porque nas enchentes de lua cheia ou nova um estralho de baixo enrola com tremenda facilidade se não for um estralho tamanho QB de fluro 100% ou um 0.40 dos rijos. (pelo que já verifiquei, isto sem saber como estava o mar nesse dia onde pescaste, sei que começou a encher as 22:15, ou seja, praticamente quando começaste a pescar, e com 1.50 de estralho 0.30 a probabilidade de vir enrolada foi a mesma que descreveste ;)

Ou seja, existem várias coisas que podem ter corrido mal e bem, e o que está a trabalhar hoje amanha pode não estar porque o mar é mesmo assim, está em constante alteração.

« Última modificação: 17:57 Sexta, 08 de Setembro de 2017 por johnteixeira »
 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #11 em: 00:13 Sábado, 09 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Como tens a montagem construída, com stoopers ? a moda antiga com nós.....

Depois, que chumbada estas a usar ? uma que se agarra no fundo ou anda aos trambolhões na corrente.

O mar esta a encher ou a vazar..

Montagem com stoppers

Chumbada é aquela estrela em piramide. não tou a encontrar nenhuma foto da net pa te mostrar mas nao tenho a certeza do nome.

começei a pescar no pico da mare vazia e depois até pico da enchente.


 

Offline TaroloForte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Quinta, 31 de Agosto de 2017
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #12 em: 00:15 Sábado, 09 de Setembro de 2017 »
E já agora agradeço as vossas dicas e estou anotar tudo para a amanhã por em prática no mesmo spot.
Um grande obrigado. :fixe: :fixe: :fishcool:
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #13 em: 10:34 Sábado, 09 de Setembro de 2017 »
Boas,

Tiveste sempre no mesmo sítio?
Não experimentaste mudar mais para a direita ou esquerda?

Se és novato nas lides, penso que estará mais relacionado com o sítio onde te caem as pescas do que propriamente com o material e montagem (que me parece estar ok).
Provavelmente, não estás a conseguir passar a zona de turbilhão da onda, estarás numa zona de coroa com muitas correntes em várias direcções e para pescar aí, tem de se pescar diferente, montagens altas de forma a que o anzol não passe da chumbada para baixo e estralho grosso (se é de noite podes ir ao 0,40 ou mais).
Procura conhecer o pesqueiro de dia e com maré vazia, para perceberes onde estás a pescar, onde estão os agueiros, coroas e fundões, depois é imaginar como fica o pesqueiro com mais água e onde deves colocar as pescas. ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19444
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Linha enrolada
« Responder #14 em: 23:20 Sábado, 09 de Setembro de 2017 »

 Também me parece que tinhas tudo ok, a nível da montagem, agora resta saber é se a linha do estralho era um bom fluorocarbono porque sendo 0.31 e com esse comprimento basta o turbilhão da onda para que tudo se enrole.

 Acho que deves encurtar um bocado o estralho ou subir a medida como já falaram outros companheiros, pesca noturna podes bem pescar mais grosso, 0.38/0.40 mas fruorocarbono, se for nylon normal enrola na mesma.

 De resto só no pesqueiro podes fazer experiências, subir o estralho de modo a que o isco não chegue à chumbada, começar com estralho comprido e depois ir encurtando.

 Outro pormenor, a isca, que tipo de isca estavas a usar, volumosa, ou esguia, há iscadas que fazem o efeito de hélice quando há aguagem, há um sem fim de pequenos pormenores que não devemos menosprezar.

 Já te deram aqui umas boas dicas, agora vai até lá e força, há que persistir.

 :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]