collapse

Autor Tópico: Os iscos infalíveis  (Lida 6826 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Os iscos infalíveis
« em: 19:43 Segunda, 04 de Setembro de 2017 »
Boas,

Este tópico penso que até assentava bem no separador da pesca geral (ou nos relatos...), porque pretende abordar aqueles iscos que temos como infalíveis e nos fazem até por vezes desistir da pescaria se não arranjamos o que queremos, pois bem, levei uma chapada de luva branca e é isso que pretendo aqui discutir.

Na época dos pargos principalmente, mas não só, não prescindo da sardinha fresca como isco, chegando a largar até 8 ou 9€/kg, mas não vou para o mar sem sardinha fresca!
Ontem, domingo, tinha em mente fazer uma investida, tentar galvanizar algumas convicções que me levaram a resultados positivos na última saída, ainda liguei a uns colegas que sei que poderiam contribuir para a pesca que pretendia fazer mas não se confirmou e fui mesmo a solo.

Vou ao super do costume comprar sardinha fresca e estava a uns simpáticos 7,90€/kg, decidi ir espreitar noutro lado antes de comprar e consegui baixar para os 4,99€, menos mal, levo 2kg e tenho alguma congelada em casa, caso a fresca não chegue...

Chegado ao pesqueiro, monto uma cana com bóia e sardinha inteira em dois anzóis e fica a pescar em piloto automático...
Na cana de mão uma montagem de fundo com 2 anzóis em estralhos 0,40 com 60cm.

A sardinha começa a desaparecer a uma velocidade que me incomoda, incomoda porque nem consigo manter pelo menos uma cana lá em baixo, tenho de recolher as duas, iscar as duas e mandar para baixo, com o tempo perdido neste processo, pode fazer com que algum peixe grande que por lá ande possa perder o interesse e afastar-se do local, por não ter iscadas a trabalhar constantemente.
Foram subindo alguns peixes de qualidade mas, nada de pargos...

A sardinha fresca começava a escassear quando decido meter uma sardinha congelada inteira na bóia, mando para baixo e enquanto preparo a cana de mão vejo a bóia a afundar como nunca tinha visto, para terem ideia, a minha bóia de pargueira aguenta 1kg de chumbo e afundou mais de 2m até disparar o drag do carreto, largo a cana de mão para agarrar nessa e ainda faço o movimento de ferragem mas já não estava ninguém do outro lado....
Entretanto acaba a fresca e começo a meter congelada na cana de mão, foi instantâneo como no caso da bóia de pargueira, sobem 4 pargos numa hora e um deles decidi devolver apesar de já ter tamanho, esperava que viesse ainda um maior compor a geleira ;)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

A questão é, o raio do isco infalível, sem o qual nem tiro o barco do cais, não conseguiu nenhum pargo e a sardinha re-congelada que tinha lá por casa faz 4 numa hora?!
Isto quebra alguns tabus na minha cabeça e é a magia e imprevisibilidade da pesca...

E vocês, qual é o isco sem o qual nem põem o anzol de molho?

Abraços

PS. Falhei o prognóstico de Portugal que era 3-0 ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #1 em: 20:25 Segunda, 04 de Setembro de 2017 »
A pesca não é uma ciência !
Acho q isso diz tudo ...

Belos pargos! Parabéns ! Top .. dá gosto ver ;)
Obrigado pela partilha ;)
Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #2 em: 20:53 Segunda, 04 de Setembro de 2017 »
Como não pesco embarcada não posso opinar e contribuir para este tópico/ assunto.

Mas não podia deixar de te dar os parabéns pela bela pesca e pela vontade que demonstras-te numa saída a solo por esses mares.
Gosto muito de pescar e nas minhas saídas faço-o sozinho mas no teu caso não sei se o faria.

Obrigado pela partilha e mais uma vez que bela pesca que acabas-te por fazer. :fixe:


Grande abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 383 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #3 em: 21:59 Segunda, 04 de Setembro de 2017 »
Belos peixes, parabens e obrigado pela partilha.
Eu também sempre usei sardinha fresca de preferencia, mas levo a congelada de outras sobras comigo muitas vezes e eles quando querem, comem-na bem.
Como disse o Kalvas, eu também não iria sozinho no meu barco, sera' mais fácil eu ir com outros iscos do que sozinho, mas e' de dar os parabéns pelas capturas e pela coragem.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #4 em: 22:27 Segunda, 04 de Setembro de 2017 »
O meu isco é o casulo mas também das duas últimas vezes que fui à pesca não levei e também tive surpresas.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #5 em: 00:00 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Honestamente e, em retrospectiva, devo ter tantas saídas sozinho como acompanhado...

Não me atrapalha minimamente e desfruto bastante em ambas as situações.
Sozinho é uma limpeza para a alma, acompanhado é mais divertido!

Vou muitas vezes sem planear de antecedência, o que não é favorável para arranjar companhia e depois, não posso deixar de ir por não ter companhia, se não, ainda ia menos vezes!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #6 em: 09:39 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
A pesca é divertida e desafiante por todos estes motivos, E será que ...
Quantas vezes pensamos nisso.
Será que em vez de ir para o pesqueiro X fosse para o Y era melhor?
Será que em vez de usar o isco, linha, anzol X usa-se o Y era melhor?
E por aí fora...

No teu caso, será que não foi a sardinha fresca que fez o pesqueiro? Chamou o peixe? e que depois com outro isco qualquer tb apanhavas o peixe? Pois...fica sempre a duvida.

Não conseguiste apanhar umas cavalas?? ou nem tentaste?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #7 em: 10:55 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conseguiste apanhar umas cavalas?? ou nem tentaste?

Cavalas apanhei meia dúzia, algumas mandaram-se ao anzol vazio já na parte superior da coluna de água ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Os iscos infalíveis
« Responder #8 em: 10:59 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Bom dia Beto.

Antes de mais, os meus sinceros parabéns.

Sobre os iscos infalíveis, acho que tenho algo escrito sobre isso, lá pelo blogue, mas não vem para o caso.

Relativamente à sardinha fresca a 7,90€, nem pensar que alguma vez a levaria para a pesca, prefiro de longe a congelada que funciona muito bem, tanto como isco, como como engodo, assim como a fresca. A Cavala que se captura no local, complementa muito bem e muitas vezes captura mais, porque se aguenta mais tempo e ainda existe quando os Pargos chegam. Também o caranguejo, encostado à sardinha, faz por vezes muito bom trabalho com os Pargos.

Ainda sobre a sardinha, na tua zona deverás ter alguma fábrica de congelados que poderá ter sardinha congelada, para isca, em caixas de 10 ou 15 kgs, e em conta. Em sines, tem uma com caixas de 15kgs a 20€, e outra, com caixas de 14kgs, a 23€. Também têm para consumo, mas mais cara (35 a 40€). Aí pela zona deve haver qualquer coisa do tipo

A partir do Outono, durante o Inverno e Primavera, só pesco com congelada que faz muito bem o trabalho, por vezes até melhor por ser gorda.

Sobre a pescaria. Excelente!

Forte abraço

Ernesto
« Última modificação: 11:04 Terça, 05 de Setembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #9 em: 11:08 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Boas,

Importa referir que, a determinada altura, coloquei carapau vivo (com o rabo cortado) na cana da bóia.
Pensei que seria uma boa isca, dada a competição do peixe menor pela sardinha, poderia ser um bom atractivo para o pargo mas não teve ataques...

A cavala não cheguei a iscar desta vez, isquei numa anterior sem sucesso e como estava a ter bom resultado na sardinha nem experimentei, mas podia ser uma isca mais selectora é verdade...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Maxair

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #10 em: 11:19 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Excelente pescaria... esses pargos no forno são um mimo.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... ainda liguei a uns colegas que sei que poderiam contribuir para a pesca que pretendia fazer mas não se confirmou e fui mesmo a solo.
Não disseste nada, senão fazia o sacrifício de acompanhar só para fazer companhia e buer umas mines (pucas que eu não posso abusar)...  >:D >:D C:-)

Quanto aos iscos infalíveis... desde puto que ouço muitas histórias, mas não passam disso mesmo. Tenho sempre em mente iscos destinados às pescas e espécies alvos que vou fazer, mas sei bem que por vezes os peixes embirram com as coisas e trocam-nos as voltas.

Eu à tempos vi um tipo fazer uma pescaria brava a carapaus com pão e a minha sardinha vinha quase como ia na maior parte das vezes... vá-se lá saber. Outros ao carapau garantem o peito de frango (este vou experimentar)...

Em barco, e como as vezes que fui foi em MT, não se usa muito a sardinha... a malta quer é ameijoa e camarão pois neste tipo de pesca querem é apanhar muito peixe (seja ele qual for) e a qualidade é para segundo plano. Mas estou com vontade em organizar uma saída com uns amigos em que vamos todos ao mesmo, seguindo o exemplo de alguns relatos de malta que por aqui pesca - apostar forte na sardinha em grupo e quando eles entrarem (se entrarem), um ou outro diversificarem então para outros iscos mais finos enquanto que a maioria do grupo continuará na sardinha.
Vai ser uma pesca para o balde comum e sei que nos arriscamos a levar uma grade geral... mas eu gostava de experimentar. Difícil será convencer os restantes que a coisa assim poderá funcionar. :o

Abraço




 
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #11 em: 11:43 Terça, 05 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em barco, e como as vezes que fui foi em MT, não se usa muito a sardinha... a malta quer é ameijoa e camarão pois neste tipo de pesca querem é apanhar muito peixe (seja ele qual for) e a qualidade é para segundo plano. Mas estou com vontade em organizar uma saída com uns amigos em que vamos todos ao mesmo, seguindo o exemplo de alguns relatos de malta que por aqui pesca - apostar forte na sardinha em grupo e quando eles entrarem (se entrarem), um ou outro diversificarem então para outros iscos mais finos enquanto que a maioria do grupo continuará na sardinha.
Vai ser uma pesca para o balde comum e sei que nos arriscamos a levar uma grade geral... mas eu gostava de experimentar. Difícil será convencer os restantes que a coisa assim poderá funcionar. :o

Boas,

Epá, não disse nada porque ando sempre em cima do joelho a tratar das coisas, até parece mal ao pessoal quando ligo em cima da hora, parece que ficaram como "suplentes" e foram a última escolha...

Em relação a essa pescaria, até pode ser no Cetus, quem sabe, mas, se for noutra qualquer, estás na época ideal para conseguirem resultados positivos, pelo menos aqui na zona centro, está muito carapau e cavala nos pesqueiros, o que trás outras espécies atrás...
Manter-se fiel ao plano, enquanto a isca for desaparecendo é bom sinal, é aguentar e esperar a recompensa!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #12 em: 12:50 Domingo, 10 de Setembro de 2017 »
ola Beto, parabéns  é uma belíssima  pesca

em relação aos iscos para mim os de eleição são  a sardinha congelada pois os preços da fresca ups claro que fresca é mais consistente

normalmente  complemento  com cavala carangueijo

tens  de arranjar um tempinho para  vires ao Ernesto


abraço

Manuel Matos

ps: já  sondei um amigo para irmos à  Nazaré vamos ver como corre o serviço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Os iscos infalíveis
« Responder #13 em: 15:06 Domingo, 10 de Setembro de 2017 »
Belos peixes.

O isco infalível fresco fica muito caro  :o e foi o mais barato acabou por fazer a festa.
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Os iscos infalíveis
« Responder #14 em: 15:49 Domingo, 10 de Setembro de 2017 »
Viva Pessoal.

A sardinha fresca, mesmo fresca, poderá ter vantagem sobre a congelada, principalmente na pesca à chumbadinha, se levarmos congelada para fazer pesqueiro e usarmos a fresca inteira para quando começamos a sentir que eventualmente já poderá andar por lá peixe maior, a usarmos. Isto tendo em conta o actual preço da sardinha mesmo fresca.

Esta definição de "mesmo fresca", quer dizer a sardinha apanhada no dia anterior ou no próprio dia, gelada com gelo da lota e com água salgada misturada, para que não estejam a fazer peso umas em cima das outras. ou seja, como se fosse para comer, pois logo que comecem a moer, ficam moles e é uma chatice para iscar.

Outra hipótese, tão boa ou melhor que a fresca, ou congelada, é a sardinha ser salgada, antes que perca a frescura, inteira e sem escama, pois se tiver escama o sal endurece a escama mas por dentro fica autêntica pasta e não presta mesmo. Este método é moroso e obriga a ter um local em casa onde se possa colocar esta sardinha de forma a que a água extraída pelo sal, escorra.

Fora isto o melhor é mesmo a congelada para isca, que se pode comprar mais barata directamente a fábricas de congelados, se tivermos alguma perto.

Quanto a infalibilidade..., não há. O que há são procedimentos que regularmente podem dar melhores resultados, mas sediam-se, para além das iscas, no comportamento do pescador, em termos de conceitos e acção.

Abraço

Ernesto 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonzo97

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]