collapse

Autor Tópico: Que montangem será mais adequada?  (Lida 1393 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Que montangem será mais adequada?
« em: 20:02 Quinta, 31 de Agosto de 2017 »
Boas pessoal,

Gostaria de saber a vossa opinião em relação ao tipo de montagem que deverei usar.

Este fim de semana estou a planear pescar pela zona da ericeira, possivelmente num dos seguintes pesqueiros: Furnas do hotel, Coxos ou no puntão da Praia dos Pescadores.

Já tenho material que adquiri para fazer a seguinte montagem (foi-me aconselhado, não sei se é o mais correcto para a zona onde irei pescar):
1- Bobber stopper;
2- Boia de correr tenho uma de 30g e 20g (do género da imagem);
3- Olivette de 20g para a boia de 30g e 10g para a boia de 20g;
4- Destorcedores;
5- Olivette de 2,5g;
6- Anzol nº4/6.

Nota: Já vi montagens sem nada entre a boia - olivette - destorcedor, com travao ou missanga antes do destorcedor ou até mesmo com travão depois da boia e  depois do olivette.




Segundo me disseram os tipos de peixe mais abundante na Ericeira são sargos e robalos. Pelo que li o sargo come mais no fundo e robalo mais em cima.

Gostaria de saber mais ou menos o comprimento de fio que devo deixar entre cada secção da montagem, assim como a montagem mais indicada. Tenho duas canas (uma de 5/6m e outra de 4/5m), pelo que poderia utilizar ambas as montagens com comprimentos diferentes.

PS: peço desculpa se o post está muito de iniciante, mas é a minha primeira semana e estou aqui para aprender.

Cumprimentos a todos,
Alexandre


 

Online nelson sampaio

Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #1 em: 10:16 Sexta, 01 de Setembro de 2017 »
eu experimentava com uma cana de 6 m, uma boia de correr de 30 com chumbo de 20 com um chumbo encostado no destorcedor e um estralho de braçada
como uma imagem vale mil palavras ve esta foto de um site
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abrbb

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #2 em: 11:08 Sexta, 01 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu experimentava com uma cana de 6 m, uma boia de correr de 30 com chumbo de 20 com um chumbo encostado no destorcedor e um estralho de braçada
como uma imagem vale mil palavras ve esta foto de um site

E tens alguma ideia da profundidade média dos pesqueiro daquela zona (meia maré a encher)?

Pelo que já li por aí, aconselham a ter uma montagem cerca de 2m maior que a profundiade do pesqueiro para o isco trabalhar bem entre as pedras.

Abraço e obrigado.
 

Online nelson sampaio

Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #3 em: 13:18 Sexta, 01 de Setembro de 2017 »
eu nunca pesquei por ai
podes começar por uma profundidade e depois ires variando
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #4 em: 16:39 Sexta, 01 de Setembro de 2017 »
Alexandre,

pescando com bóia de correr, podes utilizar a mesma montagem em qualquer uma das canas, pois, o que vai dar a distância entre a superfície da água e a profundidade até onde correrá o isco é o nó de travamento.
Neste caso, o comprimento da cana será importante para trabalhar eventuais obstáculos na tua frente.
Quanto à profundidade a pescar deves ir observando o comportamento da bóia e como diz o Nelson Sampaio, vai jogando.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: abrbb

Offline abrbb

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:37 Terça, 29 de Agosto de 2017
Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #5 em: 00:28 Sábado, 02 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alexandre,

pescando com bóia de correr, podes utilizar a mesma montagem em qualquer uma das canas, pois, o que vai dar a distância entre a superfície da água e a profundidade até onde correrá o isco é o nó de travamento.
Neste caso, o comprimento da cana será importante para trabalhar eventuais obstáculos na tua frente.
Quanto à profundidade a pescar deves ir observando o comportamento da bóia e como diz o Nelson Sampaio, vai jogando.
Obrigado,  vou ver como me safo nesta primeira vez.

Aconselharias a ter uma cana com a boia de correr e outra fixa (ajustando os travões)?

Ou a melhor solução será mesmo com a de correr nas duas canas e ir ajustando conforme tiver o pesqueiro?

Cumprimentos,
Alexandre
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Que montangem será mais adequada?
« Responder #6 em: 07:55 Sábado, 02 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alexandre,

pescando com bóia de correr, podes utilizar a mesma montagem em qualquer uma das canas, pois, o que vai dar a distância entre a superfície da água e a profundidade até onde correrá o isco é o nó de travamento.
Neste caso, o comprimento da cana será importante para trabalhar eventuais obstáculos na tua frente.
Quanto à profundidade a pescar deves ir observando o comportamento da bóia e como diz o Nelson Sampaio, vai jogando.
Obrigado,  vou ver como me safo nesta primeira vez.

Aconselharias a ter uma cana com a boia de correr e outra fixa (ajustando os travões)?

Ou a melhor solução será mesmo com a de correr nas duas canas e ir ajustando conforme tiver o pesqueiro?

Cumprimentos,
Alexandre

Alexandre, é um pouco complicado aplicar conceitos gerais a pesqueiros que não faço a mínima ideia de como são.
Os pesqueiros são muito fundos? As águas correm muito? Os fundos são predregulhosos ou arenosos? O local é muito exposto a ventos que façam correr a bóia? Tudo isto influenciaria as minhas decisões, mas só com uma olhada no momento.
Sugiro que vás e faças a tua pesca sem receios ou medos de errar. Aplica aquilo que te parecer mais adequado no momento. Tira as tuas conclusões e, no pós-match, coloca aqui as tuas dúvidas.
Eu já vi coisas que diria surreais na pesca, em que os resultados contrariaram todas as probabilidades, para o bom e para o fiasco....
Fica bem

 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, abrbb

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por Nuno Salvado [Hoje às 07:03]

Cana Daiwa por Vareiro [23:47 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por duas [23:18 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Lubrificação das bobinas por Xenas [23:48 Quinta, 11 de Abril de 2024]

Shock Leader por marciobarrosao [18:57 Quinta, 11 de Abril de 2024]