collapse

Autor Tópico: Maior pesca de sargos de sempre  (Lida 2971 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Maior pesca de sargos de sempre
« em: 20:44 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
Infelizmente já foi há alguns anos,ainda não havia telemóveis e não tinha pachorra para andar com a máquina fotografica atrás,por isso lamento mas não há fotos.

De qualquer modo foi a maior pescaria de sargos que alguma vez fiz,aqui vai a historia.

Nunca tinha ido à Zambujeira do mar mas já tinha ouvido falar das àguas cristalinas do peixe ás carradas e da famosa feijoada de buzios.
Tinha acabado de adquirir um barco pnenumático de 3,80 m com um motor mercury de 15 cavalos e decidi com mais dois amigos ir lá experimentar.
Éramos três,um já mergulhava há alguns anos,eu há alguns meses e o outro nunca tinha mergulhado,era o batismo.
Chegados à Zambujeira ao fim da tarde alugamos um quarto e preparamo-nos para a manhã seguinte.
Ao chegarmos ao Porto das Barcas deparámo-nos com os barcos dos pescadores no meio da rampa,depois de muitos ziguezages lá conseguimos meter o barco na água.
A saida do porto é manhosa por ter umas pedras mesmo à saída e quem não conhece pode lá bater,nós não conhecíamos mas o mar estava calmo e dava para vê-las perfeitamente.
Sem conhecermos aquela costa decidimos parar passados 400 ou 500 metros depois da saida do porto,havia umas reentrancias na costa e o local parecia prometer,a vontade de saltar para dentro de água também era mais que muita.
Enquanto eu saltei para dentro de água para dar uma olhada,os colegas ficaram ao largo.Não demorou dez segundos e vejo um sargo enorme no fundo a 3 ou 4 metros, reparo que ele entra por um buraco de uma laje que se encontrava no fundo,sigo atrás dele espreito pelo buraco que não devia ter mais de 10cm de diametro e nem queria acreditar naquilo que os meus olhos viam,eram só rabos a abanar!!como já estava a ficar sem fôlego disparei ao calhas lá para dentro deixei a espingarda lá no fundo e vim à superficíe respirar.Entretanto o meu colega como não me via dizer nada calculou logo que ali havia qualquer coisa,pelo que resolveu passar por cima de mim com o barco quando eu estava no fundo coisa que vi pelo canto do olho e lhe disse que ele devia estar maluco para fazer aquilo.Não ligou nenhuma largou o ferro e atirou-se para dentro de água.
Enquanto recobro o fôlego e me preparo para ir tirar a espingarda do buraco,sem saber se tinha acertado nalguma coisa,vejo,para meu espanto no outro lado da laje uma cabeça de sargo de fora da mesma laje,pensei para comigo,que raio é aquilo?entretanto como o outro meu colega que era a 1ª vez que mergulhava já estava na água pedi-lhe a espingarda emprestada para ir lá ver o que era aquilo.Mergulho e quando chego ao pé do sargo,perguntei a mim mesmo porque é que ele não metia a cabeça para dentro do buraco,mas também nem me preocupei dei-lhe logo um tiro.Como não conseguia tirá-lo por ali que o buraco era demasiado pequeno resolvi deixar lá a espingarda e voltar à outra para ver se tinha acertado nalguma coisa,a laje tinha agora duas espingardas,uma em cada ponta,para espanto meu quando começo a puxar pelo arpão do primeiro tiro que dei vejo do outro lado a cabeça do sargo desaparecer,aquele sargo já tinha levado com o 1º tiro!!
Depois desta odisseia comecei a vasculhar alguns buracos ali perto,espreito lá para dentro e eram sargos às dezenas,tinham entocado porque a unica saida daquela enseada implicava passarem por nós.So os via a entrarem pelos buracos adentro.
A certa altura deixei de fazer pontaria,eram tantos que era impossivel falhar mesmo às atirando às "cegas",por vezes vinham dois de cada vez.
A adrenalina era tanta que nunca mais me lembrei dos meus colegas mas voltei à realidade e quando vou para dar a novidade a um dos meus colegas que ali havia sargos já ele tinha alguns 4 ou 5 no enfião.
A partir daí foi um massacre em mais ou menos 2 horas sacámos 36 sargos todos de 300 gramas para cima.
O meu colega que era a 1ª que mergulhava é que não estava muito satisfeito,o coitado não conseguia sequer armar a a arma,que diga-se de passagem foi comprada a meu conselho,só que era grande demais pelo que tive que lhe emprestar a minha que era mais curta,mas mesmo assim não conseguiu apanhar nada  :-[.Ao fim de meia hora já nem eu conseguia armar a arma dele,foi desesperante ver um sargo parado há minha frente com mais de meio quilo e não conseguir armar a arma...desesperante!!!lá tive que lhe pedir a minha espingarda de volta senão nem ele nem eu apanhávamos mais nada...e eles ali aos cardumes!!
Como já tinhamos peixe com fartura resolvemos vir embora,o problema agora era como conservar o peixe durante uma viagem de regresso de mais de 2 horas.
Nem sei como mas o meu colega mais batido lá conheceu alguém que tinha uma fábrica de gelo e que nos safou apesar de ser domingo,caixas de esferovite e tudo!!
Como o problema da conservação resolvido eram horas da janta,decidimos então ir ao restaurante provar a famosa feijoada de buzinas.
Em conversa com a dona do restaurante a Srª ficou a saber que éramos caçadores submarinos,ou algo parecido,e que tínhamos apanhados uns belos sargos,pelo que nos propôs em vez de pagarmos em cash pagarmos em sargos,concordamos imediatamente!!  ;D
Jantados dividimos o peixe e fizemo-nos à estrada,sabendo que aquela pescaria era daquelas de uma vez na vida e que dificilmente a esqueceríamos.
Ainda lá voltamos 2 vezes mas o mar nunca deixou sair do porto.
Obrigado por terem a paciência de lerem.

Aqui fica o mapa do tesouro no caso de alguém lá pense ir.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #1 em: 22:00 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
Pena que realmente não haja fotos.
Mas como deu para perceber pelo relato foi um dia a não esquecer e bem abastado em relação ao peixe.
Se não havia mãos a medir a coisa deve ter sido em grande.

Obrigado pela partilha.
Manda vir sempre.

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline Alentejano

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 382
  • Agradecido: 42 vezes
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #2 em: 23:11 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
Belo JP!
Muito bom...
Aquilo continua com muito peixe,mas eles ja tiraram todos a pos graduaçao...em tecnicas anti caça!

Mergulhei lá uma vez ha uns anos valentes, à barbatana,e gostei...
Foi um mergulho "nervoso" porque estava muito longe da rampa e se o mar virasse estava F***** lol

Mesmo assim ainda trouxe alguns para casa...


« Última modificação: 23:21 Quinta, 24 de Agosto de 2017 por Alentejano »
Ter "sorte" dá trabalho...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #3 em: 23:34 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo assim ainda trouxe alguns para casa...


os sargos eram iguaizinhos aos da tua foto,até a caixa era parecida,lembro-me que antes de arranjarmos as caixas de esferovite tivemos que mete-los dentro de uma caixa de plastico que salvo erro era de leite ucal ou da vigor,nem me perguntes onde é que a fomos buscar que já não me lembro.

quanto ás tecnicas anti caça,elas já existiam na altura,o meu barco era pequeno se fosse um semirigido não conseguiamos chegar ao mar que os pescadores tinham os barcos a cortar o caminho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alentejano

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #4 em: 23:36 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas como deu para perceber pelo relato foi um dia a não esquecer e bem abastado em relação ao peixe.
Se não havia mãos a medir a coisa deve ter sido em grande.

nem sempre foi assim,mas esta valeu por todos os maus dias de pesca passados

cumps
 

Offline Alentejano

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 382
  • Agradecido: 42 vezes
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #5 em: 23:49 Quinta, 24 de Agosto de 2017 »
JP....

Os pescadores submarinos têm o previlegio de guardar na memoria,nao as fotos fora de agua,mas sim aquelas mentais,de quando entramos ou espreitamos num buraco,o entrar de um bom exemplar ao agachon....lindo!

Verdade?

Os profissionais da zona sao "donos" daquilo ! Como no programa de tv,DDT!


« Última modificação: 23:52 Quinta, 24 de Agosto de 2017 por Alentejano »
Ter "sorte" dá trabalho...
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #6 em: 00:50 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Infelizmente já foi há alguns anos,ainda não havia telemóveis e não tinha pachorra para andar com a máquina fotografica atrás,por isso lamento mas não há fotos.

De qualquer modo foi a maior pescaria de sargos que alguma vez fiz,aqui vai a historia.

Nunca tinha ido à Zambujeira do mar mas já tinha ouvido falar das àguas cristalinas do peixe ás carradas e da famosa feijoada de buzios.
Tinha acabado de adquirir um barco pnenumático de 3,80 m com um motor mercury de 15 cavalos e decidi com mais dois amigos ir lá experimentar.
Éramos três,um já mergulhava há alguns anos,eu há alguns meses e o outro nunca tinha mergulhado,era o batismo.
Chegados à Zambujeira ao fim da tarde alugamos um quarto e preparamo-nos para a manhã seguinte.
Ao chegarmos ao Porto das Barcas deparámo-nos com os barcos dos pescadores no meio da rampa,depois de muitos ziguezages lá conseguimos meter o barco na água.
A saida do porto é manhosa por ter umas pedras mesmo à saída e quem não conhece pode lá bater,nós não conhecíamos mas o mar estava calmo e dava para vê-las perfeitamente.
Sem conhecermos aquela costa decidimos parar passados 400 ou 500 metros depois da saida do porto,havia umas reentrancias na costa e o local parecia prometer,a vontade de saltar para dentro de água também era mais que muita.
Enquanto eu saltei para dentro de água para dar uma olhada,os colegas ficaram ao largo.Não demorou dez segundos e vejo um sargo enorme no fundo a 3 ou 4 metros, reparo que ele entra por um buraco de uma laje que se encontrava no fundo,sigo atrás dele espreito pelo buraco que não devia ter mais de 10cm de diametro e nem queria acreditar naquilo que os meus olhos viam,eram só rabos a abanar!!como já estava a ficar sem fôlego disparei ao calhas lá para dentro deixei a espingarda lá no fundo e vim à superficíe respirar.Entretanto o meu colega como não me via dizer nada calculou logo que ali havia qualquer coisa,pelo que resolveu passar por cima de mim com o barco quando eu estava no fundo coisa que vi pelo canto do olho e lhe disse que ele devia estar maluco para fazer aquilo.Não ligou nenhuma largou o ferro e atirou-se para dentro de água.
Enquanto recobro o fôlego e me preparo para ir tirar a espingarda do buraco,sem saber se tinha acertado nalguma coisa,vejo,para meu espanto no outro lado da laje uma cabeça de sargo de fora da mesma laje,pensei para comigo,que raio é aquilo?entretanto como o outro meu colega que era a 1ª vez que mergulhava já estava na água pedi-lhe a espingarda emprestada para ir lá ver o que era aquilo.Mergulho e quando chego ao pé do sargo,perguntei a mim mesmo porque é que ele não metia a cabeça para dentro do buraco,mas também nem me preocupei dei-lhe logo um tiro.Como não conseguia tirá-lo por ali que o buraco era demasiado pequeno resolvi deixar lá a espingarda e voltar à outra para ver se tinha acertado nalguma coisa,a laje tinha agora duas espingardas,uma em cada ponta,para espanto meu quando começo a puxar pelo arpão do primeiro tiro que dei vejo do outro lado a cabeça do sargo desaparecer,aquele sargo já tinha levado com o 1º tiro!!
Depois desta odisseia comecei a vasculhar alguns buracos ali perto,espreito lá para dentro e eram sargos às dezenas,tinham entocado porque a unica saida daquela enseada implicava passarem por nós.So os via a entrarem pelos buracos adentro.
A certa altura deixei de fazer pontaria,eram tantos que era impossivel falhar mesmo às atirando às "cegas",por vezes vinham dois de cada vez.
A adrenalina era tanta que nunca mais me lembrei dos meus colegas mas voltei à realidade e quando vou para dar a novidade a um dos meus colegas que ali havia sargos já ele tinha alguns 4 ou 5 no enfião.
A partir daí foi um massacre em mais ou menos 2 horas sacámos 36 sargos todos de 300 gramas para cima.
O meu colega que era a 1ª que mergulhava é que não estava muito satisfeito,o coitado não conseguia sequer armar a a arma,que diga-se de passagem foi comprada a meu conselho,só que era grande demais pelo que tive que lhe emprestar a minha que era mais curta,mas mesmo assim não conseguiu apanhar nada  :-[.Ao fim de meia hora já nem eu conseguia armar a arma dele,foi desesperante ver um sargo parado há minha frente com mais de meio quilo e não conseguir armar a arma...desesperante!!!lá tive que lhe pedir a minha espingarda de volta senão nem ele nem eu apanhávamos mais nada...e eles ali aos cardumes!!
Como já tinhamos peixe com fartura resolvemos vir embora,o problema agora era como conservar o peixe durante uma viagem de regresso de mais de 2 horas.
Nem sei como mas o meu colega mais batido lá conheceu alguém que tinha uma fábrica de gelo e que nos safou apesar de ser domingo,caixas de esferovite e tudo!!
Como o problema da conservação resolvido eram horas da janta,decidimos então ir ao restaurante provar a famosa feijoada de buzinas.
Em conversa com a dona do restaurante a Srª ficou a saber que éramos caçadores submarinos,ou algo parecido,e que tínhamos apanhados uns belos sargos,pelo que nos propôs em vez de pagarmos em cash pagarmos em sargos,concordamos imediatamente!!  ;D
Jantados dividimos o peixe e fizemo-nos à estrada,sabendo que aquela pescaria era daquelas de uma vez na vida e que dificilmente a esqueceríamos.
Ainda lá voltamos 2 vezes mas o mar nunca deixou sair do porto.
Obrigado por terem a paciência de lerem.

Aqui fica o mapa do tesouro no caso de alguém lá pense ir.




Obrigado pela partilha.
No entanto, chamo a atenção do pessoal que queira aventurar-se por terra que alguns dos pesqueiros naquela zona são perigosos, especialmente para quem é de fora e não conhece bem os locais.
Ainda na quarta-feira passada, ligeiramente a sul, houve alguém que a única coisa que pescou foi uma ida de urgência para o hospital.

 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #7 em: 00:51 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
JP....

Os pescadores submarinos têm o previlegio de guardar na memoria,nao as fotos fora de agua,mas sim aquelas mentais,de quando entramos ou espreitamos num buraco,o entrar de um bom exemplar ao agachon....lindo!

Verdade?

podes crer!ver os sargos a comer na pedra e a brilhar contra o sol quase fora de água são coisas que não se esquecem,no Algarve (Burgau) maré cheia era sempre a dar-lhe.

por falar nisso agora lembrei-me de outra,vou contar rapido,ainda não tinha barco,teve que ser à barbatana no Burgau,andava lá junto à pedra e aquilo estava fraco,mais ao largo vejo um barco com tres manos ao mergulho para cima e para baixo,fui lá ver o que é que se passava mas sem me aproximar muito.Mergulho e qual é o meu espanto vejo enormes kelps (laminares),já ali mergulhava há alguns anos e nunca tinha visto nada assim.ganho folego que aquilo ali devia ter 7 0u 8 metros de fundo e qual é o meu espanto quando por entre o kelp andavam bastantes sargos,ainda apanhei uns 10 mas já estava a ficar cansado porque o tabaco era muito.Mas havia uma coisa que eu não percebia,porque é que os sargos continuavam a andar por ali e não fugiam.A resposta veio depois,uns pescadores tinham largado uma rede junto á costa,muito perto mesmo e os sargos estavam encurralados.Depois quando saí vejo umbarco de pesca pequenino com dois pescadores a chegar,traziam 2 sacos de sarapilheira cheios...de santolas,até ía caindo pró lado.Falei com eles para me venderem uma ou duas,deram-me duas cheinhas...não quiseram dinheiro.

nunca fui de tirar fotos ao peixe,salvo algumas de uns chocos tirados no algarve,a unica que tenho é a do robalo que apanhei em sines,e nem fui eu que a tirei,foi um amigo meu já no Barreiro é que insistiu..depois ponho aqui...a verdade é que nem sabia que peixe era,fazia mergulho há muito pouco tempo e a maior das vezes sózinho porque não tinha companhia e se queria aprender tinha que ser assim,e quem me disse que peixe era foi um pescador à cana que quando abri a mala do carro até arregalou os olhos  :)) a unica que tenho pena de não ter tirado foi a de um linguado com 1,2 kilos apanhado em Albandeira a 1 metro de profundidade quando já vinha a sair da água...nem queria acreditar naquilo que estava a ver por baixo de mim parecia uma raquete de tenis.Em Albandeira não há peixe com tamanho a não ser linguados no verão mas é preciso muito cuidado com os barcos que levam os turistas e que passam a razar á pedra de 5 em 5 minutos,este ano abalroaram e mataram uma mulher.Entre Abril e Maio é choco ao pontapé
« Última modificação: 00:53 Sexta, 25 de Agosto de 2017 por jp »
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #8 em: 00:59 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No entanto, chamo a atenção do pessoal que queira aventurar-se por terra que alguns dos pesqueiros naquela zona são perigosos, especialmente para quem é de fora e não conhece bem os locais.

acredito que seja perigoso porque quando lá estive deu para ver que as escarpas eram perigosas.
O mar tb é perigoso,tem pouco a ver com o da costa Algarvia,há ainda muitas rochas ao largo que com a maré cheia ficam submersas mas mesmo á tona de água e que podem rasgar um barco ao meio,eu que o diga que ía passando por cima de uma,a minha sorte foi o mar estar algo revolto e exibiu a pedra,se o mar estivesse calmo nem a via.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1631 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #9 em: 10:16 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Bela pescaria.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #10 em: 13:40 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Como prometido cá vai a foto da fera apanhada em Sines,a foto foi tirada quando cheguei ao Barreiro por um amigo e sinceramente nem sei quanto pesava porque não cheguei a a pesá-lo...a foto já tem uns aninhos.

Breve historia da captura,andava sozinho ao mergulho e tinha começado a caçar há muito pouco tempo,derepente vejo ao meu lado este animal,ainda estive para não atirar porque pensava que era uma taínha,mas vi que era grande demais e dei-lhe um tiro à queima roupa mesmo na tola.
Não foi a 20 metros de fundo nem tive que suster o folego por 4 minutos,nem estava dentro de nenhum buraco,simplesmente anda por ali a passear e teve azar,estava no local errado à hora errada.Eu sei que a malta gosta de grandes novelas,mas foi mesmo isto que se passou,lamento.
« Última modificação: 13:42 Sexta, 25 de Agosto de 2017 por jp »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zé Maria

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #11 em: 14:40 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Belo animal.
Há dias de pesca que são uma peripécia e nada de peixe e depois temos outros que simplesmente dá e sem história alguma.
Nesse dia foi dia de peixe e por sinal de alto calibre.

Boa partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #12 em: 19:00 Sexta, 25 de Agosto de 2017 »
Belo relato ;)
Parabéns e obrigado pela partilha ;)
Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #13 em: 09:48 Sábado, 26 de Agosto de 2017 »
Gostei muito de ler as tuas histórias, muito agradecido pela partilha.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Em Albandeira não há peixe com tamanho a não ser linguados no verão mas é preciso muito cuidado com os barcos que levam os turistas e que passam a razar á pedra de 5 em 5 minutos,este ano abalroaram e mataram uma mulher.Entre Abril e Maio é choco ao pontapé

Olha que estás enganado, Albandeira é uma zona muito boa para a pesca, submarina não sei, não é modalidade que eu faça mas apartir das falésias é muito bom. Claro que no verão com a azáfama brutal de barcos a visitar as grutas por toda aquela costa, é normal que o peixe desapareça.

Já sobre os abalroamentos, muito sinceramente admira-me não haver mais. As pessoas não têm consciência, saiem das praias a nado e vão as grutas onde dezenas e dezenas de barcos de todo o tamanho andam todo o dia. É muito difícil vez uma cabeça dentro de agua, já mais que uma vez fiz essas viagens de barco e acho mesmo que as pessoas não raciocinam um pouco que seja.

E vêm-se mais gente do que se imagina. Desde de pessoas que treinam natação e andam junto as falésias com bóia a sinalizar, como se vêm o mesmo tipo de pessoas sem bóia... Não sei se fazem competição, se é por gosto ou se são mesmo loucos !!!
Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #14 em: 13:32 Sábado, 26 de Agosto de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha que estás enganado, Albandeira é uma zona muito boa para a pesca


é possivel,eu sempre mergulhei e mergulho agora cada vez menos no verão.Pode ser que de inverno haja mais peixe.
O mais cedo que lá mergulhei foi em Abril e Maio e chocos eram aos pontapés,ía lá todos os dias e tinha aquilo tudo só para mim,mas peixe com tamanho tirando um ou outro linguado,nunca vi.

Tenho uma história curiosa em albandeira,um dia de Abril quando vou para entrar dentro de água veio uma onda que me levou a máscara,por sorte tinha outra no carro,ainda dei umas voltas a ver se a encontrava mas nada,fiquei furioso.No outro dia de manhã levantei-me cedo decidido a encontrá-la,a praia àquela hora estava deserta e quando passo o buraco na rocha para a outra praia aí estava ela na areia,o mar tinha-a devolvido.Até me ajoelhei e agradeci ao deus neptuno

Ps,o bar pirata ardeu todo!!.

só agora reparei que és de Lagoa,vou aí todos os anos tenho casa na estação de Silves,tambem já aí apanhei bons chocos para o lado direito e este ano em julho só lá dei um mergulho mas não apanhei nestum o mais engraçado é que ao pé das pedras do lado esquerdo andava um cardume de bons robalos a dar show para os turistas.

Os barcos são o ganha pão de muita gente,os banhistas têm que ter muito cuidado,em Albandeira uma vez  fui sem boia,quando vim á superficie tinha um barco ao meu lado,nunca mais fui sem boia.E quando vou como este e todos os anos vou sempre junto á pedra e ando sempre com um olho no burro e outro no cigano.
« Última modificação: 13:50 Sábado, 26 de Agosto de 2017 por jp »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Pedro Tordo

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #15 em: 13:41 Sábado, 26 de Agosto de 2017 »
É verdade, ficou em cinzas. Vou ás vezes a um pesqueiro á esquerda da praia e a um outro do lado direito, mas temos que contornar lá acima o hotel do Figo pela direita.
Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #16 em: 13:55 Sábado, 26 de Agosto de 2017 »
já lá vi muitos muitos pescadores do lado direito.Passava sempre ao largo para não incomodar.
As maiores caçadas que fiz ainda o figo não tinha lá o hotel,depois a vida deixou de permitir as caçadas frequentes,normalmente ia sempre até ao barranquinho e vinha,também havia lá muito choco no barranquinhho

ps,modifiquei o meu comentário anterior podes crer lê-lo
« Última modificação: 13:56 Sábado, 26 de Agosto de 2017 por jp »
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Maior pesca de sargos de sempre
« Responder #17 em: 11:18 Segunda, 28 de Agosto de 2017 »
Ha dias de pesca fenomenais, ainda ontem falei isso com um amigo :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)