collapse

Autor Tópico: Colete salva vidas  (Lida 2997 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Colete salva vidas
« em: 11:13 Segunda, 14 de Agosto de 2017 »
Boas, malta
 Será que isto é legal em ação de pesca embarcada ????
Colete Insuflável de Cintura Delta Auto 150N
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Colete salva vidas
« Responder #1 em: 14:30 Segunda, 14 de Agosto de 2017 »
perfeitamente legal
 

Offline madeirense

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Sexta, 01 de Junho de 2018
Re: Colete salva vidas
« Responder #2 em: 12:03 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
boa tarde, não querendo ressuscitar um tópico morto, um amigo investiu num colete destes, cerca de 100€. tudo ok até ser fiscalizado pela PM que quando abordou viu que não envergava colete, ao que foi explicado que o mesmo era de cintura e bolsa..e  qual o espanto quando diz que não é legal? mesmo após de ter todas as certificações necessárias, e ter sido adquirido a cerca de 3 meses..

o mesmo disse que a lei diz que colete tem de estar posto..ou seja neste caso, tinha de estar a volta do tronco, o que só seria possível insuflado.. então obrigou a que fosse posto um dos coletes do barco, daqueles de placa de esferovite, e disse que deixava apenas o aviso para a próxima é multa!

Agora, o que poderá ser feito ou dito para explicar a uma destas pessoas que faz a interpretação da lei a sua maneira? pois já li a mesma, e não fala especificamente ter um colete posto, mas um meio auxiliar a flutuação automático ou manual, pelo que se deduz que não tenha de estar insuflado..mas decidimos nem argumentar mais na hora pois o mesmo estava bem intransigente e disse que já tinha efectivamente autuado por situações similares.

estava a pensar comprar um destes da Lalizas..mas sendo assim..alguém já se deparou com uma situação semelhate?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Colete salva vidas
« Responder #3 em: 13:01 Sábado, 02 de Junho de 2018 »
Boas,

Pela descrição do Rui, parece-me ser legal, colete insuflável de 150N, é o que a lei pede, se o colete estiver certificado não  me parece que possam multar, mas... Vão sempre haver "marretas" que interpretam a lei à sua maneira...

Eu ainda ando relutante com esta questão do colete, quando vou sozinho costumo usar, um gajo pode desequilibrar-se e cair à agua, enfim parece-me razoável usar, agora, quando estou acompanhado muitas vezes retiro o colete, é insuportável andar com aquela porra (desculpem-me a expressão), num barco fundeado, sem qualquer perigo à vista a não ser o próprio colete que impeça com as presilhas em todo lado, principalmente no dedo polegar da mão do carreto!  >:(
Não quero estar a aqui num fórum publico a incentivar a prevaricação mas, sim, eu admito que não gosto de usar colete quando a situação não é de perigo eminente e se calhar esta ideia só me vai passar quando os gajos  C:-) me demoverem à força €€€!  :but:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline madeirense

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Sexta, 01 de Junho de 2018
Re: Colete salva vidas
« Responder #4 em: 23:34 Domingo, 03 de Junho de 2018 »
Pois preferia não pagar..especialmente por ter razão!! gostava de saber se alguém já teria passado pelo mesmo de modo a ser apresentado como argumento numa proxima vez
 

Offline joseferreira77

Re: Colete salva vidas
« Responder #5 em: 13:56 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
eu não faço ideia sobre o tema.

mas não estarão a fazer uma opção demasiada fácil ao ignorar a palavra colete na lei?  já auxiliares de flutuação típicos são em si coletes. esta cinta flutuante parece que foi alguém com criatividade que está a tentar vender algo que até é certificado em termos de flutuabilidade, mas que se calhar está a tentar dar a volta ao aspecto da segurança--a ideia é de flutuar com a cabeça fora de água amigos.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Colete salva vidas
« Responder #6 em: 15:25 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não faço ideia sobre o tema.

mas não estarão a fazer uma opção demasiada fácil ao ignorar a palavra colete na lei?  já auxiliares de flutuação típicos são em si coletes. esta cinta flutuante parece que foi alguém com criatividade que está a tentar vender algo que até é certificado em termos de flutuabilidade, mas que se calhar está a tentar dar a volta ao aspecto da segurança--a ideia é de flutuar com a cabeça fora de água amigos.


Boas

Eu não conheço o produto em questão, estou só a julgar pela descrição “colete insuflável com bolsa cintura” dá a ideia que é na mesma um colete mas que fica arrumado numa bolsa de cintura...
Para ser certificado como colete terá certamente de cumprir com todas as normas que os regulam pela convenção de SOLAS.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline foquinha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 18 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 25 de Janeiro de 2016
Re: Colete salva vidas
« Responder #7 em: 16:13 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
alguém que me explique a diferença entre ter colete envergado em acção de pesca e colete na cintura...
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Colete salva vidas
« Responder #8 em: 16:56 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Ao que parece desde que cumpra com a norma EN ISO 12402 -3 (EN 396) tá safo,  isto está no site do DGRM.

A ideia com que fico é que até podia estar pendurado na pixota. Se depois de insuflado cumprir com 4 requisitos de desempenho da supra citada norma está tudo numa boa!

Não vamos ser mais papistas que o papa!

 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Colete salva vidas
« Responder #9 em: 16:59 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
isto é um colete insuflável perfeitamente legal que tem um bolsa para transporta-lo à cintura.

ora pensem lá.. cair à agua com ele à cintura serve de alguma coisa!?  para estar legal e ser  eficaz tem que estar vestido como deve ser, ora bolas...

a malta continua a olhar para os coletes com uma imposição parva e não como medida de segurança e arranjam mil e uma desculpas para não o ter que usar em acção de pesca..

 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Colete salva vidas
« Responder #10 em: 17:01 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
alguém que me explique a diferença entre ter colete envergado em acção de pesca e colete na cintura...


a diferença pode ser em saíres vivo ou morto caso caias à agua..

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Dalai_Lipe

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Colete salva vidas
« Responder #11 em: 19:35 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Boas,

Eu não descuro em nada do que à segurança diz respeito e, na minha opinião, o uso a tempo inteiro do colete foi uma forma de simplificar uma lei que sem que para isso tenham tido todos os elementos em consideração.
Por exemplo, porque é que nos aviões, cruzeiros, ferrys e outros barcos de recreio não se usa o colete a tempo inteiro? Porque é que na vela de lazer não são obrigados a usar colete a tempo inteiro, porque raio tinha logo de ser nas leis da pesca lúdica que tinha de vir uma imposição destas??!!

O que acontece num naufrágio, com capotamento da embarcação, em que a pessoa tem o colete vestido? Pois, caso não consiga retirar o colete, fica preso dentro da embarcação sem hipótese de fuga e olhem que me parece bem mais complicado tirar um colete debaixo de agua do que vestir um à superfície.

A verdade é que existem pescas de risco, tal como existem uma imensidão de outras atividades, umas com maior risco que outras, eu uso colete quando estou sozinho no barco pois considero um risco a hipótese de cair à agua com o barco em andamento mas isto não é em acção de pesca, é quando estou a levantar ferro, por exemplo.
Já cai à agua, sem o colete vestido e subi mais rápido do que desci ;D e não fui pela escada, foi mesmo pela amurada que tem mais de 1m de bordo até à agua ;D tinha o telele no bolso e nem esse teve tempo de apanhar água  ;D

Quanto ao colete em assunto, vou investigar bem, se realmente cumprir com os requisitos da norma, será sem dúvida a minha próxima aquisição :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joseferreira77

Re: Colete salva vidas
« Responder #12 em: 23:31 Segunda, 04 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Eu não descuro em nada do que à segurança diz respeito e, na minha opinião, o uso a tempo inteiro do colete foi uma forma de simplificar uma lei que sem que para isso tenham tido todos os elementos em consideração.
Por exemplo, porque é que nos aviões, cruzeiros, ferrys e outros barcos de recreio não se usa o colete a tempo inteiro? Porque é que na vela de lazer não são obrigados a usar colete a tempo inteiro, porque raio tinha logo de ser nas leis da pesca lúdica que tinha de vir uma imposição destas??!!

O que acontece num naufrágio, com capotamento da embarcação, em que a pessoa tem o colete vestido? Pois, caso não consiga retirar o colete, fica preso dentro da embarcação sem hipótese de fuga e olhem que me parece bem mais complicado tirar um colete debaixo de agua do que vestir um à superfície.

A verdade é que existem pescas de risco, tal como existem uma imensidão de outras atividades, umas com maior risco que outras, eu uso colete quando estou sozinho no barco pois considero um risco a hipótese de cair à agua com o barco em andamento mas isto não é em acção de pesca, é quando estou a levantar ferro, por exemplo.
Já cai à agua, sem o colete vestido e subi mais rápido do que desci ;D e não fui pela escada, foi mesmo pela amurada que tem mais de 1m de bordo até à agua ;D tinha o telele no bolso e nem esse teve tempo de apanhar água  ;D

Quanto ao colete em assunto, vou investigar bem, se realmente cumprir com os requisitos da norma, será sem dúvida a minha próxima aquisição :fixe:

Isso é o mais sensato! Ver como é. Eu realmente só vejo uma cinta insuflável. Se calhar tem alças e afins.

Quanto a coisa, tens que ver a coisa do ponto de vista tipo mãe galinha. É prevenção para a maioria das situações.

O puto que caiu na despedida de solteiro no Tejo no ano passado morreu afogado porque bateu com a cabeça e ficou sem sentidos para nadar. Se tivesse o colete, talvez existisse a possibilidade de ele ter ficado inconsciente mas a com a cabeça acima de água para respirar.....

Depois há a estatística estúpida, parva, e triste, de que entre os profissionais que naufragam, a taxa de fatalidades aproxima imenso a taxa de falta de colete.  ( Dito pela escola e se calhar é verdade)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Colete salva vidas
« Responder #13 em: 10:49 Terça, 05 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O puto que caiu na despedida de solteiro no Tejo no ano passado morreu afogado porque bateu com a cabeça e ficou sem sentidos para nadar. Se tivesse o colete, talvez existisse a possibilidade de ele ter ficado inconsciente mas a com a cabeça acima de água para respirar.....
Boas,

Não há dúvidas que neste caso o colete poderia salvar uma vida, mas neste caso, teria de ser um colete daqueles maciços ou então ser auto-insuflável, o que vai contra algumas indicações de segurança da náutica e aviação, pelos motivos que já referi acima (incapacidade de fugir de um barco virado, aumento do volume corporal e restrição de movimentos).

Vão sempre existir fatalidades, é incontornável...
Ainda este ano morreu um navegador de vela profissional, na Volvo Ocean Race, em que usam colete e todas a normas de segurança, mas simplesmente desapareceu de vista e nunca mais foi encontrado, é um risco com fatalidades tão raras que certamente não vão, por causa desta morte, obrigar a que todos os navegadores tenham uma EPIRB agarrada ao corpo...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joseferreira77

Re: Colete salva vidas
« Responder #14 em: 13:11 Terça, 05 de Junho de 2018 »
bem visto beto! mas olha que se houver alguém a vender próximo de são bento vais ver se não obrigam a malta a enfia-las por ele acima
 

Offline foquinha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 18 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 25 de Janeiro de 2016
Re: Colete salva vidas
« Responder #15 em: 13:21 Quarta, 06 de Junho de 2018 »
Olhando para além das normas que têm de cumprir, não se esqueçam de olhar para as normas que o obrigam a usá-lo envergado.  A coisa dói na carteira por não estar envergado...

E tudo tb depende do espírito que o agente fiscalizador tenha no momento da fiscalização.
 

Offline madeirense

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Sexta, 01 de Junho de 2018
Re: Colete salva vidas
« Responder #16 em: 13:13 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Este é um colete, nao uma cinta. Existem manuais e automáticos que funcionam exactamente da mesma maneira que todos vossos coletes, ou seja terá de ser accionado para insuflar manualmente ou automaticamente em caso de queda. Deixo um vídeo para melhor ilustrar. Quando a discrepância de critérios na obrigatoriedade de uso de colete, ja estamos acostumados a que uma lei de mar seja feita por quem secalhar nunca saiu da doca, assim como os impostos penalizarem mais as lanchas e nao os valores do barco etc etc. Por isso sem desvirtuar do assunto, e embora de outra marca, fica o exemplo do que já se usa a muito tempo em muitos lugares do mundo

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Colete salva vidas
« Responder #17 em: 14:04 Quinta, 07 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

CAPÍTULO 7

Coletes de salvação

Artigo 76.º

Requisitos dos coletes de salvação

1 - Os coletes de salvação não devem arder ou continuar a derreter depois de inteiramente envoltos em chamas durante dois segundos.

2 - Os coletes de salvação devem ser concebidos de modo que:

a) Qualquer pessoa possa vesti-los, correctamente e sem ajuda, em menos de um minuto;

b) Possam ser usados indiferentemente de um lado ou do outro, ou eliminados os riscos de utilização incorrecta, caso sejam usados de um só lado;

c) Sejam de utilização cómoda;

d) Depois de vestidos permitam às pessoas saltar para a água de uma altura não inferior a 4,5 m sem lhes causar danos físicos, mantendo-se ajustados ao corpo, sem se danificarem.

3 - Os coletes de salvação devem possuir flutuabilidade e estabilidade suficientes em água doce, de modo a:

a) Manter a boiar uma pessoa exausta ou inconsciente com a boca acima de água a, pelo menos, 120 mm e com o corpo do náufrago inclinado para trás em relação à sua posição vertical, fazendo um ângulo mínimo de 20º e máximo de 50º;

b) Poder voltar na água o corpo de uma pessoa inconsciente, em qualquer posição, para que a boca fique fora de água em menos de cinco segundos.

4 - Os coletes de salvação destinados a adultos devem ter uma flutuabilidade de, pelo menos, 155 N e os destinados a crianças de 66,7 N, não devendo a mesma diminuir mais de 5% depois de uma imersão em água doce durante vinte e quatro horas.

5 - Os coletes de salvação devem permitir às pessoas que os usem nadar uma distância curta e subir para bordo de uma embarcação de sobrevivência.

6 - Cada colete de salvação deve ser provido de um apito firmemente ligado por um fiel.

Artigo 77.º

Coletes de salvação insufláveis

Os coletes de salvação que dependam de insuflação prévia devem:

a) Possuir, no mínimo, duas câmaras-de-ar distintas;

b) Insuflar-se automaticamente, quando submersos, depois de accionados os dispositivos de insuflação com um simples movimento manual, ou poder ser objecto de insuflação bocal;

c) Satisfazer as condições previstas nos n.os 2, 3 e 5 do artigo anterior, em caso de perda de flutuabilidade de uma das câmaras;

d) Satisfazer o disposto no n.º 4 do artigo anterior, depois de insuflado por meio de mecanismo automático;

e) Satisfazer as condições previstas no n.º 1 do artigo anterior;

f) Ser revistos em estações de serviço reconhecidas pelos fabricantes de 12 em 12 meses, podendo este período ser prorrogado até 17 meses pela DGPNTM, a pedido fundamentado dos interessados.

Artigo 78.º

Sinal luminoso para coletes de salvação

1 - Cada sinal luminoso para coletes de salvação deve:

a) Possuir uma intensidade luminosa mínima de 0,75 cd;

b) Possuir uma fonte de energia capaz de produzir uma intensidade luminosa de 0,75 cd durante, pelo menos, oito horas;

c) Ser visível num quadrante tão grande quanto possível do hemisfério superior de radiação, depois de acoplado ao colete de salvação.

2 - Se o sinal luminoso mencionado no número anterior for intermitente, deve, adicionalmente:

a) Ser provido de comutador manual;

b) Ser provido de lente ou de reflector côncavo que concentre o feixe luminoso;

c) Garantir, durante algum tempo, o disparo de, pelo menos, 50 relâmpagos por minuto, com uma intensidade luminosa mínima de 0,75 cd.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline madeirense

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Sexta, 01 de Junho de 2018
Re: Colete salva vidas
« Responder #18 em: 00:32 Sexta, 08 de Junho de 2018 »
Na minha ideia entao será perfeitamente legal e correcto a utilização de um equipamento deste tipo..não percebo o porquê de na Madeira nao o ser
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Colete salva vidas
« Responder #19 em: 09:53 Sexta, 08 de Junho de 2018 »
Boas,

Creio que entra naquele capitulo da interpretação da lei...
O que o foquinha disse é pertinente, a lei fala em "envergar colete"

Decreto-Lei n.º 101/2013
Artigo 14.º
Contraordenações
1 - Constitui contraordenação punível com coima no
montante mínimo de 200,00 EUR e no montante máximo
de 2 000,00 EUR ou mínimo de 500,00 EUR e máximo de
20 000,00 EUR, consoante o agente seja pessoa singular
ou coletiva, a prática das seguintes infrações:
p) Exercer a pesca lúdica realizada a bordo de embarcações
em águas oceânicas e interiores marítimas sem
envergar auxiliares individuais de flutuação;

No entanto, se foram a um dicionário de sinónimos....
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline madeirense

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Sexta, 01 de Junho de 2018
Re: Colete salva vidas
« Responder #20 em: 12:11 Terça, 12 de Junho de 2018 »
Obrigado a todos pela opinião. De facto uma bolsa destas será muito mais cômoda na acção de pesca..mas tudo vai depender do agente pelos vistos..ir para a lei por causa de 200eur vai sair mais caro ainda mesmo sabendo que temos razao e ganhariamos o caso..então..melhor trocar por um insuflavel..  C:-) pprque todos sabemos que existem pessoas que com uma estrela ao peito julgam.se os rangers.do texas e mais nao digo. Boas pescas
 

 

* Tópicos Recentes

Carapaus por Pedro Gonçalves [Hoje às 20:05]

chicote surfcasting ?? por duas [Hoje às 16:55]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [Hoje às 12:00]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]