collapse

Autor Tópico: Multi para pesca pião  (Lida 2489 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Multi para pesca pião
« Responder #15 em: 11:13 Quarta, 30 de Agosto de 2017 »
Olha comprei da seaknhight, marca dos chinos do aliexpress, e até agora aquilo tem trabalhado bem, bom e barato, mas vou experimentar o de 8, geralmente uso 0,19 e sempre multi, mono é coisa do passado.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline brunom

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 564
  • Agradecido: 23 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:01 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Multi para pesca pião
« Responder #16 em: 15:44 Quinta, 14 de Setembro de 2017 »
Sou fan do mono em 0.35, não gostei do multi.

Na zona onde pesco à boia que é no Guincho o multi sufix 832 que usei para testar veio todo esfarrapado. Fiquei mesmo com a linha em mau estado.

Não gostei da experiência. Prefiro mesmo um bom mono.


Abraço
 

Offline blueDr

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:14 Quarta, 31 de Janeiro de 2018
Re: Multi para pesca pião
« Responder #17 em: 15:58 Quinta, 01 de Fevereiro de 2018 »
A guerra do Multi e do Mono na boia.

Sempre usei uma boa linha mono ao pião, caneta 0.30, por causa da informação que se vai tirando na biblioteca internet.

Na verdade acho que isso terá a ver com a experiencial/técnica do pescador e o local onde pesca.

Digo isto porque quando me iniciei peri muitos pioes por causa da quebra do mono (falta de técnica) e de nao saber ler o local onde pescava. Ia a rocha prendia e acabava por ter que partir a linha.

Com o passar dos tempos acabei por continuar a pescar com mono, e acabei por conseguir ter meses o mesmo piao na bagagem.


Vou testar pela primeira vez um multi, e não é pela perca de pioes. Foi pela perca de uma grande tábua.
Isto porque penso que tenha perdido este peixo por culpa da elasticidade do monofilamento.

A pescar com uma cana de 7 metros e mais 6 de estralho (números por alto) anda na casa dos 13 / 10 metros de linha desde o carreto ao peixe.

Quando me preparava para retirar o peixe de agua baixei a ponteira da cana ao ver o peso do sargo e juntei o piao a ponteira (com o peixe dentro de agua).

Quando faço o levantamento do peixe demparome que ele é mais pesado do que o que eu pensava, mas como tinha que fazer a força continua ja nao podia voltar a baixar a cana, no momento em que estou a fazer essa força apercebi-me que ouve uma elasticidade enorme da linha por causa do peso do peixe.

Acabei por pensar que que o peixe passava na rocha que estava ao lado, e afinal falta 10 / 20 cm para o peixe aterrar no solo.

Ficou-me no pensamento.
Com Multi ele nunca teria batido na quina da rocha, pois a elasticidade seria apenas de 6 metros e pouca porque uso flurocarbono no estralho.

Vou carregar a bobine de multi e ver as diferenças, se continuar a pescar com multifilamente será consertesa por nao ter elasticidade e memoria.

Penso que cada pescador tem que comprar o material ao nível da sua pesca e onde pesca.







 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: Multi para pesca pião
« Responder #18 em: 18:30 Quinta, 01 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Completamente em desacordo mas respeito a sua opinião. Quando prender o mono numa pedra e der um esticão para tentar soltar o pião, o mono vai partir logo. Com um multi até o mexilhão arranca. Multi sem dúvida. 0.19 é uma medida boa

Também não partilho da opinião que a maioria dos utilizadores deste forum têm. Já fiz spinning com mono 0,35mm e multi 0,16mm. Quando o mono 0,35mm prendia em mexilhões ou rochas partia com facilidade. Quando o multi de 0,16mm prende é um 31 para rebentar. Ele roça, esfiapa, vem sem cor, mas para partir demora muito mais.
Também já fiz o teste em casa: segurar num mono 0,18mm aplicar alguma força à tracção com as duas mãos e raspar num paralelo. Quase sem fazer força nenhuma ele rompe mal toca no paralelo. O 0,35mm já demora mais um bocado a romper mas também rompe. Já o multi 0,16mm não rompeu a aplicar muita mais força do que aquela que apliquei no mono 0,35mm.
 

Offline joseferreira77

Re: Multi para pesca pião
« Responder #19 em: 09:56 Sexta, 02 de Fevereiro de 2018 »
basta ir a pesca em sitios de rocha para ver que o multi é muito mais resistente a abrasão.
tão resistente que muitas vezes os pescadores deixam lá dezenas de metros de linha enrolada nas pedras porque simplesmente não conseguem que se parta.

claro que são 4 ou 8 ou n fibras a trabalhar para  a coisa, e o vir esfarrapado é melhor que perder o peão. para mim esfarrapado é resistir a abrasão.

há videos de malta a usar fios para cortar plasticos, onde o fluoro resiste mais que o mono, mas não me lembro de ver videos com multi.

 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]