collapse

Autor Tópico: Reboque para barco  (Lida 2336 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Reboque para barco
« em: 02:11 Domingo, 07 de Maio de 2017 »
Boas

Surgiu-me a hipótese de comprar um barco de 4m com reboque.

Por lei o reboque tem de estar homologado?  Custos?

Para colocar bola de reboque no carro,  tenho de homologar no livrete e adicionar ao seguro?  Posso andar sempre com a bola no carro? O limite de peso é qual? Custos?

Qualquer outra informação que considerem importante é bem vinda.

Obrigado desde já.

 

Offline malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Reboque para barco
« Responder #1 em: 10:43 Domingo, 07 de Maio de 2017 »
Boas
Por lei o reboque tem de estar homologado?  Custos?
o reboque tem de ter homologaçao por mais pequeno que seja. Em relaçao a custos tem de ir a um fabricante pedir que lhe faça a homologaçao mas o preço de todo o processo penso valer mais comprar um atrelado novo

Para colocar bola de reboque no carro,  tenho de homologar no livrete e adicionar ao seguro?

Não é necessário descrever no livrete a inclusão de bola de reboque quanto ao seguro também não é necessário desde que não reboque nenhum veículo/b]


Posso andar sempre com a bola no carro? O limite de peso é qual? Custos?

A bola de reboque só pode estar colocada quando se faça o transporte de reboque, o limite de peso é definido pelo fabricante da bola, em relação a custos depende do tipo de bola e do veículo/b]

Espero ter ajudado
« Última modificação: 10:46 Domingo, 07 de Maio de 2017 por malena »
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Reboque para barco
« Responder #2 em: 13:34 Domingo, 07 de Maio de 2017 »
Espero que o meu contributo sirva para esclarecer algumas dúvidas visto eu ter tido as mesmas recentemente. Informei-me junto das entidades competentes e o resultado é este:
O peso rebocável se não for superior a 300kg não é obrigatório matricular à parte o reboque, basta a do carro. Acima dos 300kg de peso rebocável (bruto) incluindo o peso do reboque é obrigatório matricular o reboque à parte. Nestas duas situações citadas é sempre necessário e obrigatório comunicar à companhia de seguros o uso do reboque, porque é obrigatório o reboque ter seguro, assim como o barco também tem que ter, como é óbvio. Aqui neste caso do seguro existem várias modalidades, pode-se agregar o reboque ao seguro do carro ou ser feito um seguro à parte. Também pode acontecer outra coisa em relação ao seguro do reboque. A companhia de seguros pode recusar-se a fazer o seguro para reboques não homologados. Tudo depende como as companhias trabalham. As autoridades também podem autuar caso os reboques não apresentem a chapa de homologação visível, caso queiram fazê-lo podem-no fazer com toda a legitimidade. Agora em relação às cartas de condução. No meu caso, como tenho a categoria B (ligeiros), só posso conduzir reboques cujo o peso bruto do reboque não ultrapasse os 750kg. Acima disto e até aos 3500kg de peso bruto é necessário ter a licença de condução com a categoria B+E (ligeiros). Para saber os valores para a legalização do reboque deixo aqui um link do IMTT atualizado e em vigor. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Para reparação, modificação ou fazer um reboque à medida das necessidades com a devida homologação, existem oficinas que fazem este trabalho. É tudo uma questão de saber o que pretende fazer e o que quer gastar. Algumas destas oficinas tratam de tudo, mas o melhor que tem a fazer é tirar boas fotografias ao reboque e enviar para algumas dessas oficinas para que lhe façam um orçamento. Em relação às bolas de reboque. A bola tem que ser homologada também, e porquê? Porque as bolas são colocadas nuns apoios e encaixes próprios de cada viatura, e cada viatura tem o seu modelo próprio. Por esse motivo é essencial que a bola seja feita e colocada nas devidas condições de segurança e quando seja colocada esteja preparada para a viatura em questão. O livrete do carro tem que ter inscrito o peso rebocável, assim não é preciso alterar nada no livrete. Caso não tenha o valor do peso rebocável, aí sim tem que ser alterado para que conste no livrete. As autoridades multam se não estiver em conformidade, assim como, se o peso que rebocamos for superior ao que está inscrito no livrete. É multa na certa. Ainda em relação à bola, se pode andar com a bola no carro? Pode desde que tenha falado com a sua companhia de seguros e que tudo esteja em conformidade com o que foi dito acima. Espero que tenha ajudado. Cumprimentos.
« Última modificação: 13:53 Domingo, 07 de Maio de 2017 por José Presumido »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Reboque para barco
« Responder #3 em: 23:07 Domingo, 07 de Maio de 2017 »
Inserir Citação (seleção)
...não é necessário desde que não reboque nenhum veículo/b]

Inserir Citação (seleção)
A bola de reboque só pode estar colocada quando se faça o transporte de reboque...

Não entendi esta parte?? :hummm: :hummm:
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Reboque para barco
« Responder #4 em: 01:24 Segunda, 08 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
...não é necessário desde que não reboque nenhum veículo/b]

Inserir Citação (seleção)
A bola de reboque só pode estar colocada quando se faça o transporte de reboque...

Não entendi esta parte?? :hummm: :hummm:

Pode ter no seu carro bola de reboque que, se não for a rebocar nada, nao necessita de seguro. Ou seja, a bola por si só não implica alterar o seu seguro.
Quanto à outra questão, a bola de reboque só pode estar colocada quando estiver a rebocar algo, findo esse reboque tem de se retirar porque ultrapassada o comprimento do carro.
Esta parte pode ser confusa mas o que vulgarmente se chama de bola de reboque é dividido em duas partes: uma que fica fixa ao chassi do carro e outra que é o puxo (onde está a propria bola). Existem varias opçoes neste campo, umas as mais usuais em que estas duas partes sao ligadas por parafuso, outras que basta rodar um botao pra extrair a bola.
Como é logico só se retira o puxo, ja que a outra peça fica dentro do comprimento do carro.
 

« Última modificação: 01:26 Segunda, 08 de Maio de 2017 por malena »
 

Offline José Presumido

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 202
  • Agradecido: 28 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:25 Sexta, 11 de Dezembro de 2015
Re: Reboque para barco
« Responder #5 em: 02:38 Segunda, 08 de Maio de 2017 »
Ao amigo pescador Mguima que abriu e colocou as dúvidas, o melhor que tem a fazer é telefonar para a Brigada de Trânsito e para a sua seguradora. Estas duas entidades são as que melhor lhe podem explicar, pois sabem melhor que ninguém. Eu próprio já o fiz e foi a melhor opção, porque fiquei descansado para eventuais surpresas. Esta é uma matéria que muita gente opina e pouco acerta, e para infringir a lei ou ter que pagar aquilo que o seguro não se responsabiliza basta falharmos num pormenor e lá temos que puxar dos euros para alguém. As leis de vez em quando também são mudadas, assim como, a forma como as seguradoras atuam perante determinado assunto que nos é comum também deve ficar esclarecido. Não quero dizer com isto que o que aqui se disse não seja verdade, mas aconselho-o a fazer isso. É muito mais seguro.   
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]