collapse

Autor Tópico: pesca ao choco embarcada  (Lida 4670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
pesca ao choco embarcada
« em: 11:06 Quinta, 09 de Março de 2017 »
porque é que o meu colega apanha sempre mais chocos que eu alguém sabe?

há 4 anos que pesco aos chocos e o meu colega nestes quatro anos sempre apanhou mais que eu excepto duas vezes.

os truques eu já os conheço todos e o material que usamos é idêntico.

ele apanha mais chocos do que eu porque passa quase sempre primeiro "por cima dos chocos" na deriva.

será porquê?

a maneira como ele posiciona o barco?-esta pode ser uma das razões,mas normalmente o vento é que determina o seu posicionamento.

será o que o peso do motor tem influencia no posicionamento do barco?uma vez que eu pesco á proa e ele á popa.

estou farto de partir a cabeça e só encontro estas duas explicações,será que haverá outras?

aceitam-se todas as opiniões mesmo as mais mirabolantes.


ps,mas trofeus é comigo,já apanhei 3 chocos acima dos 3 kilos.2 raias 4 e 5 kilos e ele nada  :P
« Última modificação: 11:09 Quinta, 09 de Março de 2017 por jp »
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #1 em: 13:25 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Parabéns, ele fica com a quantidade mas tu com a qualidade  ;)!!!

Desculpa mas não domino embarcada! Mas há pessoal com mais sorte que outros, isso é garantido.

Grd ab
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #2 em: 13:32 Quinta, 09 de Março de 2017 »
A diferença entre os dois é grande ?! Também não domino embarcada mas vou acompanhar, estou curioso.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #3 em: 13:36 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Claro, durante a deriva está sempre a pescar em "terreno virgem".
Quando levantares as linhas tenta mantê-las ao alto um pouco mais tempo para que estas façam de pêndulo e se aproximem mais do barco onde há mais "terreno virgem".
Quase de certeza que os dias em que pescaste mais foi provavelmente devido ao vento que estava a influenciar a deriva do barco no sentido contrário.
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline Alentejano

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 382
  • Agradecido: 42 vezes
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #4 em: 14:03 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Ao dizeres que tu ficas na proa e ele a re ja estas a dizer tudo...

Pra proxima troquem  ;)

É a minha opiniao,nunca gostei de pescar a proa...

O porque,posso dizer te por msg...ate pode pareçer que é tudo igual,mas nao é...

Cumps.
Ter "sorte" dá trabalho...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #5 em: 14:12 Quinta, 09 de Março de 2017 »
100% garantido que o que vai na direção da corrente a bater terreno em primeiro lugar é normal que apanhe mais chocos, os palhaços dele são os primeiros e daí serem logo atacados.

Faço esta pesca e acontece a mesma coisa com o meu primo, eu posiciona o barco mas a favor dele, apanham sempre mais, quando lhe dou cabo da cabeça lá vira o sentido do barco a meu favor e aí sim começo logo a apanhar mais chocos do que ele.

Daí podes tirar alguma conclusão, já falamos e tem diz a mesma coisa quem for a favor da corrente e a bater terreno é normal que apanhe mais chocos.

Espero ter ajudado.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #6 em: 14:38 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ao dizeres que tu ficas na proa e ele a re ja estas a dizer tudo...

Pra proxima troquem  ;)

É a minha opiniao,nunca gostei de pescar a proa...

O porque,posso dizer te por msg...ate pode pareçer que é tudo igual,mas nao é...

Cumps.

ultimamente é o que tenho feito,meter as linhas mais ao alto,mas é dificil de controlar porque onde pescamos a topografia é muito irregular e tenho que estar a ajustar as linhas sistematicamente.Mas essa é uma boa dica.

o problema de pescar ao alto é que como pesco com 3 linhas ás vezes embaralha-se tudo
« Última modificação: 14:47 Quinta, 09 de Março de 2017 por jp »
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #7 em: 14:40 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ao dizeres que tu ficas na proa e ele a re ja estas a dizer tudo...

Pra proxima troquem  ;)

É a minha opiniao,nunca gostei de pescar a proa...

O porque,posso dizer te por msg...ate pode pareçer que é tudo igual,mas nao é...

Cumps.

trocar não dá que o barco é dele  :( mas se tiveres algum esclarecimento adicional manda msg  ;)
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #8 em: 14:44 Quinta, 09 de Março de 2017 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
100% garantido que o que vai na direção da corrente a bater terreno em primeiro lugar é normal que apanhe mais chocos, os palhaços dele são os primeiros e daí serem logo atacados.

Faço esta pesca e acontece a mesma coisa com o meu primo, eu posiciona o barco mas a favor dele, apanham sempre mais, quando lhe dou cabo da cabeça lá vira o sentido do barco a meu favor e aí sim começo logo a apanhar mais chocos do que ele.

Daí podes tirar alguma conclusão, já falamos e tem diz a mesma coisa quem for a favor da corrente e a bater terreno é normal que apanhe mais chocos.

Espero ter ajudado.

é isso é,ultimamente tenho estado atento ao posicionamento do barco e das linhas e parto-lhe a cabeça ou para levantar o motor ou para virar o motor para o outro lado e a coisa muda logo...vou ter que estar mais atento á jogada que tou farto de ser comido de cebolada lol...nada a ver com o slb  ;D
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #9 em: 14:50 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
trocar não dá que o barco é dele   mas se tiveres algum esclarecimento adicional manda msg 
o esclarecimento já tu disse eu
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #10 em: 14:53 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
trocar não dá que o barco é dele   mas se tiveres algum esclarecimento adicional manda msg 
o esclarecimento já tu disse eu


pois é..então estou condenado  >:(..nada a fazer
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #11 em: 15:17 Quinta, 09 de Março de 2017 »
obrigado a todos pelas resposta que só confirmaram o que eu já suspeitava,ou seja,nem ele é assim tão bom nem eu sou assim tão mau.

De qualquer modo aquilo que apanho é sempre mais que suficiente para comer umas belas patuscadas e é um hobby espetacular

Portanto vamos em frente mesmo que ás vezes seja dificil ver o do lado a apanhar 2 ou 3 quilos de seguida e eu nada...paciência,temos que engolir e tentar recuperar.

 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #12 em: 16:43 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não sei qual a forma que pescais, mas nós vamos a favor da maré e chega a uma altura puxamos o barco atrás e voltamos a fazer o trajeto, cada vez que fazemos isto o barco é colocado de forma diferente para não acontecer ir sempre o mesmo a bater terreno e ir a malar nos chocos.

Desta forma todos têm as mesmas oportunidades de apanhar por igual, é uma questão de falares com ele e combinais cada viagem o barco é posicionado de forma diferente.

Espero ter ajudado
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Alentejano

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 382
  • Agradecido: 42 vezes
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #13 em: 16:55 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Desfruta da pesca,melhor que ter um barco é ter um amigo que tenha um  ;D

O Luis Pinto ja te disse tudo ;)
Ter "sorte" dá trabalho...
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #14 em: 19:04 Quinta, 09 de Março de 2017 »
boas amigo jp  :)

eu vou dizer te uma coisa que se passava comigo quando comecei a fazer embarcada. e tenho para mim que se passa o mesmo contigo.

no meu inicio de embarcada eu procurava saber mais do que aquilo que sabia, ate aqui tudo bem, vinha para a internet forums etc... , tudo aquilo que uma pessoa interessada deve fazer.

mas chegava ao barco e os outro pescavam mais do que eu  :'( :'(

então vinha para casa com as mesmas duvidas que tu tens, e pesquisava ainda mais e mais e mais.

comprava material xpto mais cara eu fazia as minhas próprias montagens com fluorocarbonos caros tudo tudo mesmo

e mais uma vez chegava ao barco e os outros a pescar com zero grosso canas de merda carretos valha-me Deus. ao meu lado e peixes e peixes e eu a velos passar.

chegava a casa irritado com a pesca  :no2:

disse para mim :
tu estas a ficar maluco com esta merda da pesca.

percebi então que a minha forma de estar na pesca teria de mudar.

na vez a seguir que fui , fui mesmo na desportiva , vou apenas e só comer beber conversar e no que toca a pesca vou pescar literalmente ao fundo . iscava , deixava cair a montagem para o fundo , batia no fundo , esticava o fio, sentia a montagem em tenção a bater no fundo , dava mais duas maniveladas para cima para ficar suspensa e não prender e ficava ali a conversar com os companheiros a comer a beber e a vigiar a cana .

queres tu ver que volta e meia aquilo abanava mas a bom de abanar , há pois é era com cada chapa meu deus , e dois de cada vez, foi a minha melhor pesca ate então tanto ao nível de qualidade como de quantidade e foi a pesca que mais convivi me diverti como nunca tinha acontecido.

 e é esse o conselho que te dou, muda a tua forma de estar na pesca , de olhar para o dia de pesca , muda a ideia do que representa o ato de pescar para ti.

deves ir a pesca para conviver , deves ir a pesca para te divertir, deves ir a pesca para descontrair, deves ir a pesca para no maximo testar os teus conhecimentos para ti não para os outros.

tu não tens de pescar para não ter fome com certeza
tu não tens de pescar para provar a ninguém que apanhas peixe
tu não tens de pescar melhor ou para ser melhor que o teu amigo, porque se não não lhe podes chamar amigo, com um amigo não se tem ou se deve ser concorrente ou competitivo, quando não é uma amizade interesseira.

vai mas é a pesca e diverte te pá 

olha eu quando mudei a minha forma de estar na pesca comecei a apanhar mais peixe , sabes porque ?
estava despreocupado coma quantidade ou a qualidade do que apanhava.

e tem mais uma das coisas que na pesca não se pode controlar são os níveis de ansiedade, e hoje olho para traz e digo eu pesco com o mesmo material cana carretos fios montagens tudo igual quase 10 anos depois, e na aquela altura não funcionava nada.
havia uma coisa que eu não controlava em mim: a ansiedade

eu sentia um peixe eu olhava para a ponteira da cana a bater e não tinha calma nenhuma , eu tirava literalmente o isco da boca do peixe, é preciso também deixa-los mastigar .
depois também aprendi que tem dias que tens que ser tu a por o isco na boca do peixe, sim verdade  ;) em vez de levantares , baixas um bocadinho de nada a cana e só depois levantas
para tudo isto é preciso calma .

controlar a ansiedade é o conselho que te dou.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, jp, Pedro Tordo, raulpmartins

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #15 em: 20:28 Quinta, 09 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas amigo jp  :)

eu vou dizer te uma coisa que se passava comigo quando comecei a fazer embarcada. e tenho para mim que se passa o mesmo contigo.

no meu inicio de embarcada eu procurava saber mais do que aquilo que sabia, ate aqui tudo bem, vinha para a internet forums etc... , tudo aquilo que uma pessoa interessada deve fazer.

mas chegava ao barco e os outro pescavam mais do que eu  :'( :'(

então vinha para casa com as mesmas duvidas que tu tens, e pesquisava ainda mais e mais e mais.

comprava material xpto mais cara eu fazia as minhas próprias montagens com fluorocarbonos caros tudo tudo mesmo

e mais uma vez chegava ao barco e os outros a pescar com zero grosso canas de merda carretos valha-me Deus. ao meu lado e peixes e peixes e eu a velos passar.

chegava a casa irritado com a pesca  :no2:

disse para mim :
tu estas a ficar maluco com esta merda da pesca.

percebi então que a minha forma de estar na pesca teria de mudar.

na vez a seguir que fui , fui mesmo na desportiva , vou apenas e só comer beber conversar e no que toca a pesca vou pescar literalmente ao fundo . iscava , deixava cair a montagem para o fundo , batia no fundo , esticava o fio, sentia a montagem em tenção a bater no fundo , dava mais duas maniveladas para cima para ficar suspensa e não prender e ficava ali a conversar com os companheiros a comer a beber e a vigiar a cana .

queres tu ver que volta e meia aquilo abanava mas a bom de abanar , há pois é era com cada chapa meu deus , e dois de cada vez, foi a minha melhor pesca ate então tanto ao nível de qualidade como de quantidade e foi a pesca que mais convivi me diverti como nunca tinha acontecido.

 e é esse o conselho que te dou, muda a tua forma de estar na pesca , de olhar para o dia de pesca , muda a ideia do que representa o ato de pescar para ti.

deves ir a pesca para conviver , deves ir a pesca para te divertir, deves ir a pesca para descontrair, deves ir a pesca para no maximo testar os teus conhecimentos para ti não para os outros.

tu não tens de pescar para não ter fome com certeza
tu não tens de pescar para provar a ninguém que apanhas peixe
tu não tens de pescar melhor ou para ser melhor que o teu amigo, porque se não não lhe podes chamar amigo, com um amigo não se tem ou se deve ser concorrente ou competitivo, quando não é uma amizade interesseira.

vai mas é a pesca e diverte te pá 

olha eu quando mudei a minha forma de estar na pesca comecei a apanhar mais peixe , sabes porque ?
estava despreocupado coma quantidade ou a qualidade do que apanhava.

e tem mais uma das coisas que na pesca não se pode controlar são os níveis de ansiedade, e hoje olho para traz e digo eu pesco com o mesmo material cana carretos fios montagens tudo igual quase 10 anos depois, e na aquela altura não funcionava nada.
havia uma coisa que eu não controlava em mim: a ansiedade

eu sentia um peixe eu olhava para a ponteira da cana a bater e não tinha calma nenhuma , eu tirava literalmente o isco da boca do peixe, é preciso também deixa-los mastigar .
depois também aprendi que tem dias que tens que ser tu a por o isco na boca do peixe, sim verdade  ;) em vez de levantares , baixas um bocadinho de nada a cana e só depois levantas
para tudo isto é preciso calma .

controlar a ansiedade é o conselho que te dou.




acho que acertaste na mouche,amanhã vou lá e vou levar uma garrafa de whisky e tudo..abraço
 

Offline Ernesto Lima

Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #16 em: 18:59 Domingo, 12 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas amigo jp 

eu vou dizer te uma coisa que se passava comigo quando comecei a fazer embarcada. e tenho para mim que se passa o mesmo contigo.

no meu inicio de embarcada eu procurava saber mais do que aquilo que sabia, ate aqui tudo bem, vinha para a internet forums etc... , tudo aquilo que uma pessoa interessada deve fazer.

mas chegava ao barco e os outro pescavam mais do que eu  

então vinha para casa com as mesmas duvidas que tu tens, e pesquisava ainda mais e mais e mais.

comprava material xpto mais cara eu fazia as minhas próprias montagens com fluorocarbonos caros tudo tudo mesmo

e mais uma vez chegava ao barco e os outros a pescar com zero grosso canas de merda carretos valha-me Deus. ao meu lado e peixes e peixes e eu a velos passar.

chegava a casa irritado com a pesca 

disse para mim :
tu estas a ficar maluco com esta merda da pesca.

percebi então que a minha forma de estar na pesca teria de mudar.

na vez a seguir que fui , fui mesmo na desportiva , vou apenas e só comer beber conversar e no que toca a pesca vou pescar literalmente ao fundo . iscava , deixava cair a montagem para o fundo , batia no fundo , esticava o fio, sentia a montagem em tenção a bater no fundo , dava mais duas maniveladas para cima para ficar suspensa e não prender e ficava ali a conversar com os companheiros a comer a beber e a vigiar a cana .

queres tu ver que volta e meia aquilo abanava mas a bom de abanar , há pois é era com cada chapa meu deus , e dois de cada vez, foi a minha melhor pesca ate então tanto ao nível de qualidade como de quantidade e foi a pesca que mais convivi me diverti como nunca tinha acontecido.

 e é esse o conselho que te dou, muda a tua forma de estar na pesca , de olhar para o dia de pesca , muda a ideia do que representa o ato de pescar para ti.

deves ir a pesca para conviver , deves ir a pesca para te divertir, deves ir a pesca para descontrair, deves ir a pesca para no maximo testar os teus conhecimentos para ti não para os outros.

tu não tens de pescar para não ter fome com certeza
tu não tens de pescar para provar a ninguém que apanhas peixe
tu não tens de pescar melhor ou para ser melhor que o teu amigo, porque se não não lhe podes chamar amigo, com um amigo não se tem ou se deve ser concorrente ou competitivo, quando não é uma amizade interesseira.

vai mas é a pesca e diverte te pá 

olha eu quando mudei a minha forma de estar na pesca comecei a apanhar mais peixe , sabes porque ?
estava despreocupado coma quantidade ou a qualidade do que apanhava.

e tem mais uma das coisas que na pesca não se pode controlar são os níveis de ansiedade, e hoje olho para traz e digo eu pesco com o mesmo material cana carretos fios montagens tudo igual quase 10 anos depois, e na aquela altura não funcionava nada.
havia uma coisa que eu não controlava em mim: a ansiedade

eu sentia um peixe eu olhava para a ponteira da cana a bater e não tinha calma nenhuma , eu tirava literalmente o isco da boca do peixe, é preciso também deixa-los mastigar .
depois também aprendi que tem dias que tens que ser tu a por o isco na boca do peixe, sim verdade   em vez de levantares , baixas um bocadinho de nada a cana e só depois levantas
para tudo isto é preciso calma .

controlar a ansiedade é o conselho que te dou.

Ora aqui está uma "lufada de ar fresco" - o comportamento em acção de pesca - para além da conversa interminável sobre o material, que sendo importante, não resolve tudo..., nem pouco mais ou menos. Esta talvez, uma das poucas certezas que se podem ter na pesca.
Na minha opinião..., deve-se um agradecimento ao N Moreira pelas suas palavras.

Quanto ao homem do choco, não sei se já o fez, mas, mesmo na proa, experimente a pescar no bordo contrário, pode ser que consiga actuar numa linha diferente da do seu amigo e assim capturar ao lado.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline marcost

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
  • Agradecido: 17 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:49 Quinta, 02 de Março de 2017
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #17 em: 22:11 Domingo, 12 de Março de 2017 »
Não é o material que faz o pescador ,mas sim o pescador é que faz o material
Para vencer na pesca, exige muito de ti e pouco dos outros!!
 

Offline Jppinto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 134
  • Agradecido: 19 vezes
    • Setúbal, Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #18 em: 22:21 Domingo, 12 de Março de 2017 »
Concordo co o N Moreira, deve é aproveitar-se o tempo que se está á pesca.

Eu, há uns anos, quando começei a pescar, também só pensava era na quantidade, stressava quando não apanhava peixe. Agora, quero é saborear o tempo que estou á pesca, sem estar a pensar se apanho alguma coisa ou não.

Sábias palavras do N Moreira, que se vê que já está na fase de pesca "zen"...
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #19 em: 16:39 Segunda, 13 de Março de 2017 »
obrigado  ;D   ;)
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #20 em: 11:53 Sexta, 09 de Junho de 2017 »
Bom dia

só agora vi este tópico, pelo que peço desculpa pela opinião tardia

eu tenho um barquito com mais dois colegas e uma das pescas que fazemos com mais regularidade é aos chocos em Setúbal sendo que normalmente vamos apenas dois de cada vez à pesca

por isso estou a ter alguma dificuldade em perceber, quando dizem que tu passas no mesmo sitio do teu colega e por isso apanhas menos

tudo depende do posicionamento do barco, se for bem posicionado vocês pescam em zonas diferentes, uma vez que andamos à deriva, o barco deve ir de lado na corrente e não de frente para a corrente, assim evitas que as linhas se enleiem e pescam em zonas diferentes, um lança mais para a frente e o outra mais atrás

por vezes pode ser um pouco mais complicado por causa do vento, que pode estar a empurrar para um lado e a corrente para o outro, obrigando a acertar o posicionamento do barco constantemente

se mesmo assim não conseguires apanhar de forma idêntica que o teu amigo, podes fazer o mesmo que eu e o meu colega fazemos, apanhamos tudo para o mesmo balde e no fim dividimos de forma igual

assim não importa quem apanha mais

 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #21 em: 09:40 Segunda, 12 de Junho de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto ao homem do choco, não sei se já o fez, mas, mesmo na proa, experimente a pescar no bordo contrário, pode ser que consiga actuar numa linha diferente da do seu amigo e assim capturar ao lado.

Não dá Ernesto,porque temos uma tábua com parafusos e anilhas aparafusada ao bordo onde prendemos a linha só de um lado,no outro não tem nada para as prender.
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #22 em: 09:46 Segunda, 12 de Junho de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
só agora vi este tópico, pelo que peço desculpa pela opinião tardia

eu tenho um barquito com mais dois colegas e uma das pescas que fazemos com mais regularidade é aos chocos em Setúbal sendo que normalmente vamos apenas dois de cada vez à pesca

por isso estou a ter alguma dificuldade em perceber, quando dizem que tu passas no mesmo sitio do teu colega e por isso apanhas menos

tudo depende do posicionamento do barco, se for bem posicionado vocês pescam em zonas diferentes, uma vez que andamos à deriva, o barco deve ir de lado na corrente e não de frente para a corrente, assim evitas que as linhas se enleiem e pescam em zonas diferentes, um lança mais para a frente e o outra mais atrás

por vezes pode ser um pouco mais complicado por causa do vento, que pode estar a empurrar para um lado e a corrente para o outro, obrigando a acertar o posicionamento do barco constantemente

se mesmo assim não conseguires apanhar de forma idêntica que o teu amigo, podes fazer o mesmo que eu e o meu colega fazemos, apanhamos tudo para o mesmo balde e no fim dividimos de forma igual

assim não importa quem apanha mais


o barco vai sempre de bordo a favor da corrente e quando o vento deixa as linhas estão esticadas igualmente,o que eu penso é que por o barco ser mais pesado á popa,por causa do motor que é bastante pesado,o barco vai sempre ligeiramente inclinado,quase imprerceptivel mas o suficiente para ele passar primeiro e daí os chocos se atirarem primeiro aos palhaços dele,não encontro outra explicação.

dividir a pesca não é opção,o barco é dele e ele é que faz as regras

obrigado pela resposta
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 51 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: pesca ao choco embarcada
« Responder #23 em: 09:55 Segunda, 12 de Junho de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é o material que faz o pescador ,mas sim o pescador é que faz o material


experimente ir á pesca com palhaços dos chineses e o outro com palhaços yo-zury e yamashitas e DTD e depois diga-me alguma coisa,subentendendo que o conhecimento da pesca dos dois é igual,a longo prazo os palhaços dos chineses só vão apanhar metade dos outros,se calhar nem tanto...já tive essa experiencia dezenas de vezes...a diferença entre palhaços de marca e dos chineses ou dos mais baratos é que num dia de pesca com palhaços de marca é capaz de apanhar sempre o dobro dos outros...a não ser que os chocos embirrem com um palhaço dos chieneses e não o larguem,já tive casos assim,os dos chineses a apanharem e os yamashitas nada...mas é uma vez em 10.

 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]