collapse

Autor Tópico: Engodo na pesca aos Sargos  (Lida 10335 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Lopes_Pesca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:12 Domingo, 02 de Outubro de 2016
Engodo na pesca aos Sargos
« em: 00:47 Segunda, 12 de Dezembro de 2016 »
Boa noite Caros pescadores,

È o seguinte, ultimamente nas nossas sessoes de pesca a boia, eu e mais dois amigos, q costumamos pescar juntos na zona de peniche(papoa), temos vindo a ter dias bons e menos bons no que toca aos sargos, ha dias q apanhamos bastantes sargos, mas nunca muito grandes, outros dias q só aparecem sarroes e tainhas, e ontem ainda sacamos uns sargos mais grandotes, mas tem sido muito irregular e muitos sargos pequenos, o q nos leva a pensar o q estamos a fazer de mal, temos seguido tudo à regra, pescar o mais fino possível,com boias pequenas em dias de mar calmo e maiores em dias de mar maior, com fios finos sempre, e normalmente sempre na maré a encher!No outro dia comecamos a falar se n poderia ser do engodo, costumamos pescar com o engodo bastante aguado, e perguntamos-nos se n será o engodo q nos afasta o peixe?pois por vezes quando engodamos a primeira vez, aparece logo um sarguito ou outro, mas depois deixa de aparecer, e continuamos a engodar de 15 em 15 minutos mais ou menos, e só aparecem sarroes e tainhas e um sargo pequeno ou outro, por isso pergunto será q estamos a engodar correctamente?porque n conseguimos apanhar sargos maiores?
Obrigado
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #1 em: 10:07 Segunda, 12 de Dezembro de 2016 »
O engodo é sempre um pau de 2 bicos.
Para engodar convem conhecer bem o pesqueiro. Há certos dias que não se pode simplesmente engodar.
É sempre necessário ver e estudar como se encontra o pesqueiro na altura em que vamos pescar ( não há 2 dias iguais ), ver a corrente, direçãoda onda, etc...
Normalmente o engodo mais liquido usa-se para os carapaus, tainha, bogas, etc... Para os sargos será um engodo mais grosso, mesmo com farrapos, e que afunde. O ideal é fazer umas bolas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Lopes_Pesca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:12 Domingo, 02 de Outubro de 2016
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #2 em: 14:47 Terça, 13 de Dezembro de 2016 »
Muito obrigado pela resposta, sim é o q faz mais sentido, pois o Sargo alimenta-se no fundo certo?e assim engodo mais concentrado fará mais efeito!! ;)
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #3 em: 18:03 Terça, 13 de Dezembro de 2016 »
Olá,

Adoro pescar com engodo.

Mas estão sempre a avisar-me para ter cuidado e não escaldar os pesqueiros

Se engodar, mesmo que traga a Grade, na próxima pescaria os exemplares já pesam mais.

A engodar estamos também a criar.

Boas Pescarias
«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 

Offline Jose Costa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 7 vezes
  • A pescaria não vive sem mim
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sábado, 01 de Agosto de 2015
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #4 em: 18:18 Terça, 13 de Dezembro de 2016 »
Olá a todos,

partilho de ambas as opiniões, para o sargo quer-se um engodo que afunde, engodo mais aguado para taínhas, bogas, carapaus, cavalas e peixe (digamos) menos nobre e que se alimenta principalmente na coluna superior de água.
Para o sargo pode optar-se por um engodo "menos migado" que não só afundará mais como habituará o peixe a "abrir mais a boca para comer", eu costumo até por vezes engodar à mão, tentando igualar as iscadas. Outra opção que também se usa, em zonas de maior profundidade é misturar areia no engodo.

Existem também nesta vertente, a meu ver muitas variáveis, a aguagem (para onde corre o engodo) que se for mais leve corres o risco de estar a engodar não para chamar o peixe mas para o afastar de ti.
O que eu costumo fazer para ter a certeza que "usufruo" do engodo é normalmente deixar simplesmente cair a boia e deixá-la trabalhar na corrente, acabando ela por percorrer sozinha o mesmo trajecto do engodo, experimenta assim pode ser que tenhas mais sorte e vais dar com o sítio onde os meninos estão a comer  ;).

Comentando a frase de escaldar o pesqueiro, penso que o que se quer dizer é que existem locais em que se dispensa o engodo porque o peixe lá está naturalmente (pedras ilhadas, pedras carregadas de marisco, caneiros ou fundões de pedra) sendo que aí já se precisa conhecer bem o local e perceber qual o alimento que o sargo lá busca. Engodar em sítios destes o que acontece é que vai chamar o peixe que procuras menos...

Por exemplo existem locais da costa vicentina em que para se pescar ao sargo apenas basta usar o que existe no próprio local, percebes, mouras, mexilhão, ouriços, tudo iscos que o peixe já lá tem ao dispor.

Boas Pescas
"Pescar não é ter paciência...ter paciência é ter de esperar pela próxima pesca"
--
José Costa
 

Offline Lopes_Pesca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:12 Domingo, 02 de Outubro de 2016
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #5 em: 14:12 Quarta, 14 de Dezembro de 2016 »
Muito obrigado José Costa pela excelente resposta, sem dúvida com muito sentido, vou começar a fazer o engodo mais "pesado", juntando areia e não desfazer tanto quando tou a fazer e tambem observar melhor a corrente, para evitar q o engodo se possa afastar e deixar o pesqueiro sem peixe:)
 

Offline ArmandoMendes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 43 vezes
  • 22 anos.surfcasting,boia,piao
    • Magoito
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Terça, 06 de Dezembro de 2016
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #6 em: 21:10 Quarta, 14 de Dezembro de 2016 »
Boas, experimentar fazer engodo só com ouriços do mar, o pessoal dos açores usa muito disso , e com muito bons resultados.Eu ainda estou para fazer esse engodo.

Abraço
Na floresta se perde o pescador, e na pesca perde o caçador.
 

Offline ERIFISHERMAN

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 11 vezes
    • ERICEIRA
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:41 Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #7 em: 21:56 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Boas noites,

Daquela que é a minha experiência e com alguns engodos exprimentados os que dão melhores resultados são sardinha bem moída uns ouriço s ou mexilhões  e no fim areia seca (tem mesmo que ser bem seca) para absorver e fazer bolas pesadas capazes ir ao fundo... Depois pescar o mais fundo possível porque é lá no fundo que eles costumam andar... Esta é a minha teoria (com resultados razoáveis) que sofre alterações de acordo com o pesqueiro fundos e afins ... Não conheço esse pesqueiro mas podes experimentar !

Um abraço e depois diz-me como correu
 

Offline Rui Viveiros

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Agradecido: 14 vezes
    • Londres
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:40 Sexta, 18 de Dezembro de 2015
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #8 em: 22:52 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, experimentar fazer engodo só com ouriços do mar, o pessoal dos açores usa muito disso , e com muito bons resultados.Eu ainda estou para fazer esse engodo.

Abraço

Sim usamos o engodo do ouriço do mar quando pescamos as vejas e os realenses ou peixe rei.
Costumo misturar o ouriço com o caranguejo maior que apanho e os caranguejos pequenos servem para iscada.

Para sargos misturamos cavala e restos de atum ao que chama-mos de moinha, arranja-se nas conservas... 

"Com o som das águas do mar eu consigo desprender os meus pensamentos e enfim relaxar."
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #9 em: 23:07 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Meu caro, peço desculpa pela franqueza, mas se não apanhas peixe nessa zona uma série de vezes consecutivas estás a pescar mal. Se tiveres dúvidas sobre engodar ou não engodar; não engodes. Tens que saber o que a água faz com o engodo e isso varia de sítio para sítio, de dia para dia e de hora para hora... Tens de procurar sítios onde a água mexa e não escoe, porque, senão, leva o engodo e o peixe vai atrás dele. Não exagerar e engodo mais para o pesado (areia é bom e misturada com sal grosso será melhor), para os sargos bem pisado, para robalos mais inteiro. Sarrões não sei o que é, devem ser bodiões, acastanhados ou esverdeados e sem grande interesse... Podes sempre fazer o seguinte: atiras qualquer coisa que flutue para o sítio onde queres engodar e vês para onde essa coisa vai... o teu engodo e a tua boia irão fazer o mesmo caminho... (não atires merdas poluentes tipo garrafas de plástico, umas maçãs pequenitas que não prestem, pão, coisa assim, no máximo umas rolhas de cortiça...)Às vezes vão e voltam, é bom para engodar, o engodo e o peixe andam por ali à volta; o engodo bem feito excita o peixe e torna-o mais atrevido; as iscadas devem ser maiores para atrair os maiores ou levarem uma porrada e resistirem. Outras vezes, vês que aquilo está a correr para fora. Estarás a perder engodo e tempo, afastas o peixe e tinha sido preferível não engodar.
Em caso de dúvida, não engodes. Muda de sítio. Bates estas pedras, vais às outras; segues para as seguintes, etc. Se os fios forem finos e as iscas boas ou apanhas peixe ou vai para casa e volta a outra hora, outra maré ou outro dia.
Um abraço  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JG

Offline Lopes_Pesca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:12 Domingo, 02 de Outubro de 2016
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #10 em: 02:32 Terça, 21 de Março de 2017 »
Obrigado pelas dicas:)
 

Offline JG

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 6 vezes
    • Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:32 Sexta, 01 de Setembro de 2017
Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #11 em: 14:04 Sexta, 18 de Maio de 2018 »
Eu faço engodo mais para o pesado.
Coloco-o numa meia de vidro, com óleo de sardinha e desço-a até à pedra de forma a que a ondulação lhe toque quando a vaga vem.
Vai libertando gradualmente.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #12 em: 14:22 Sexta, 18 de Maio de 2018 »
Boas. Lopes foi na Papoa  que comecei a pescar há bóia .junto há coluna.Nessa altura como foi o inicio do meu vicio só apanhava peixe rei. e na Cova do Dominque era só Tainhas . Desde daí nunca mais lá fui . Já tenho saudades de lá  I ir matar o vicio quem sabe um dia? :fixe:
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #13 em: 22:21 Sexta, 18 de Maio de 2018 »
Lopes gostaria de ajudar com a minha modesta opinião, mas antes tenho se perguntar que isco usa e que tipo de bóia?
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Carlinhos Pincho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:51 Segunda, 27 de Agosto de 2018
Re: Engodo na pesca aos Sargos
« Responder #14 em: 23:17 Segunda, 27 de Agosto de 2018 »
Peço desculpa mas o engodo com areia não é das melhores coisas o sargo nao gosta de sentir a areia nos utilizámos gravilha miudinha e o  engodo com pouca água fica uma pasta mais grossa vai melhor para o fundo
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]