collapse

Autor Tópico: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!  (Lida 1617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« em: 01:12 Quarta, 16 de Novembro de 2016 »
A todos aqueles que se importam ou simplesmente gostam de praticar pesca em águas interiores fiquem a saber que o estado incluiu estas duas espécies na Lista Nacional de Espécies Exóticas e Invasoras.

Agora preparam-se para fazer o mesmo que fizeram em Espanha e proceder a uma politica de extermínio das espécies.

Deixo aqui o link de uma petição para onde podem dizer de vossa justiça antes que seja tarde demais.
Todos temos de ter voz,pois deixar que outros o façam por nós em nada nos ajuda.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Leiam e se estiverem de acordo assinem a petição.

Abraço.

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #1 em: 18:00 Quarta, 16 de Novembro de 2016 »
 Há já bastante tempo atrás, numa troca de mensagens pessoais com outra pessoa aqui do fórum (a mesma que se acuse se quiser), em que, entre outras coisas, falamos sobre as nossas diferentes opiniões sobre a introdução, e posterior defesa, de espécies exóticas no geral, Luciopercas em particular, avisei a pessoa em causa que, á conta da introdução desmedida de novas espécies nas nossas aguas, esta medida (carpas e achigãs incluídos na lista das invasivas) estava em cima da mesa e muito provavelmente iria em frente....

 Ora agora falando para todos aqueles (ninguém em particular) que sempre criticaram, que sempre se armaram em moralmente superiores, ou mandaram a sempre "agradável" boquinha a quem sempre se recusou a defender a presença dessas espécies nas nossas aguas (e sua consequente libertação) mesmo explicando o porquê da sua opção, e, principalmente, para todos os imbecis criminosos que para cá trouxeram essas espécies e ajudaram á sua disseminação, só me apetece dizer...  é bem feita! Pode ser que agora, que os nossos já de si pressionadíssimos e cada vez mais escassos achigãs e carpas estão prestes a não só perder a pouca proteção de que ainda gozavam como ainda por cima passar a ter a cabeça a prémio, fiquem finalmente satisfeitos...

 Honestamente só me apetece dizer... badam#rd@ para isto tudo!!!! Ainda bem que tenho Espanha aqui a tão poucos quilómetros...




(Quero desde já pedir desculpas antecipadas por este meu pequeno "desabafo"...   mas esta já me andava atravessada há muito tempo...)
« Última modificação: 18:03 Quarta, 16 de Novembro de 2016 por Quantum »
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #2 em: 18:59 Quarta, 16 de Novembro de 2016 »
Amigo Elvas, tenho a mesma opinião em relação a este assunto. Sempre se acharam no direito de fazerem repovoamentos e introdução de novas espécies à revelia de tudo e de todos.
Agora que a barraca está a arder... são capazes de não terem extintores para apagarem o fogo.  :evil:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #3 em: 09:27 Quinta, 17 de Novembro de 2016 »
Vou apenas falar das carpas que sabemos que estão em Portugal desde a idade média, por isso penso que até agora não lhe podemos inputar culpa de ter contribuído para acabar com algumas espécies, como o esturjão (extinto devido à poluição, sobrepesca e degradação do habitat) e os ruivacos do oeste ou o saramugo (estas 2 em perigo devido à degradação do habitat, poluição e predação) falando apenas nestas 2.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #4 em: 11:11 Quinta, 17 de Novembro de 2016 »
Boas

Este pessoal das leis parecem bipolares! Ou então são só mesmo burros e preferem fazer porcaria em vez de perguntar a quem sabe, no mar é a mesma coisa...
Devia haver uma avaliação das espécies que podem coabitar e a partir daí estabelecer regras!
Agora da maneira que estão as nossas massas de água doce, se exterminasse achigãs e carpas, só ficavam as pedras e INVASORAS ILEGAIS.
De qualquer forma não creio que aconteça nada, saia a lei que sair, quem liberta vai continuar a libertar e quem retém vai continuar a reter, se não houve fiscalização que controlasse as atrocidades que têm sido feitas também não vai haver fiscalização a ver quem liberta...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #5 em: 11:52 Quinta, 17 de Novembro de 2016 »
Muito sinceramente tenho a certeza que é manifestamente impossível neste momento erradicar essas 2 espécies de todas as águas portuguesas, ainda mais porque temos grandes e pequenos rios que nascem em Espanha e desaguam em Portugal trazendo de lá para além das águas......peixes. :)) :))
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #6 em: 12:28 Quinta, 17 de Novembro de 2016 »
Não sei se todos perceberam mas este assunto é de Espanha, pode é chegar cá...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #7 em: 13:36 Quinta, 17 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Este pessoal das leis parecem bipolares! Ou então são só mesmo burros e preferem fazer porcaria em vez de perguntar a quem sabe, no mar é a mesma coisa...
Devia haver uma avaliação das espécies que podem coabitar e a partir daí estabelecer regras!
Agora da maneira que estão as nossas massas de água doce, se exterminasse achigãs e carpas, só ficavam as pedras e INVASORAS ILEGAIS.
De qualquer forma não creio que aconteça nada, saia a lei que sair, quem liberta vai continuar a libertar e quem retém vai continuar a reter, se não houve fiscalização que controlasse as atrocidades que têm sido feitas também não vai haver fiscalização a ver quem liberta...

Abraço
 

Offline PMPáscoa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:32 Sábado, 24 de Janeiro de 2015
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #8 em: 15:55 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Chamo a atenção para todos os pescadores, especialmente os pescadores que praticam competição. Não se pode simplesmente encolher os ombros e pensar que mesmo que o Decreto-Lei vá para a frente tudo ficará como dantes, visto que não haverá possibilidade de controlar/ fiscalizar todos os pescadores, etc
Neste momento, todos os pescadores de águas interiores (de todas as modalidades) deviam estar unidos na recusa deste DEcreto-Lei e deviam tomar uma posição pública. Há várias formas de o fazer. No mínimo, assinar a petição.
Caso vá para a frente, não será assim tão pacífico e simples como se poderia imaginar.
Todos os peixes que se pescarem numa prova de competição (seja ela qual for) que estejam incluídos na proposta de lista nacional de espécies exóticas e invasoras (incluindo a carpa, achigã, pimpão, gardon, etc) terão de ser sacrificados ou doados a uma instituição de misericórdia. Nada poderá ser devolvido. Se será difícil controlar os pescadores lúdicos dispersos por albufeiras e barragens as provas de competição serão muito facilmente controladas (como já se viu em Espanha). Ou seja, será o fim da pesca desportiva de competição em Portugal. A não ser que se faça como no passado: abrir valas para enterrar todos os peixes, etc Mas visto que as provas internacionais exigem a devolução isto significa que já não será possível organizar qualquer tipo de prova em Portugal. Quantas provas no nosso país têm apenas como alvo as espécies nativas?
As coimas são pesadíssimas para quem não cumprir estas regras (isto é não devolver os peixes). Equivalentes a um crime ambiental grave. Para uma pessoa singular podem ir de 4.000€ a 40.000€...
E há mais. Há medidas de controlo e erradicação previstas, como envenenamentos de massas de água, como já aconteceu em Espanha, vejam aqui:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Na APCF e na BASS NATION estamos disponíveis para apoiar - fornecendo todas as dicas e informações - qualquer clube, associação ou mesmo particular que nos queira ajudar nesta batalha. Neste momento já foram tomadas, de forma organizada, diversas iniciativas e contactos, quer com o ICNF, quer com o governo, quer até mesmo com partidos políticos. E já houve audiências no parlamento. Mas toda a ajuda é benvinda. Ainda há muito que se pode fazer. O mínimo é assinar a petição para mostrar que o sector tem força.
 

Offline João Pinto

Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #9 em: 16:21 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Boas,

Assinei a petição por assinar, porque faço o release, sei que o Quantum não concorda que eu e outros libertemos LPs (e não libertarei num rio Truteiro) mas a minha realidade é muito diferente, o Douro cada vez tem menos achigãs e não é á pala dos LPs, temos centenas senão milhares de cormorans e pior que isso, temos a pescar no Douro os pescadores de: Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar só para dar uma pequena ideia das grandes cidades que estão junto ao rio e o peixe é regra geral retido, já os LPs são cada vez menos, por isso se eu não tiver LPs para pescar então pesco pedras.

Agora acho que se estão a preocupar demais, quem libertava continua a libertar, quem retia continua a reter, é ilegal pescar com peixe vivo e no Sábado passado contei mais de uma dezena deles com peixe vivo em entre os rios, pescavam com: pequenos Achigãs, Bogas e Percas.

Para dizer a verdade eu era o único a pescar com amostras e dentro da lei hahaahah

Não vale a pena stressar quando não existe fiscalização, de qualquer das maneiras os meus peixes vou continuar a afogá-los e só quando estiverem debaixo de água á muito tempo e bem afogados é que os largo  >:D

Ps, tenho 40 anos, pesco desde sempre em rio e mar e não sei como é um fiscal ou policia, alguém sabe se eles existem mesmo ou é tipo os Bigfoot, suspeita-se que existam e até fazem programas sobre eles mas ninguém tem provas

 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #10 em: 17:10 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As coimas são pesadíssimas para quem não cumprir estas regras (isto é não devolver os peixes). Equivalentes a um crime ambiental grave. Para uma pessoa singular podem ir de 4.000€ a 40.000€...

Equivalente a um crime deste Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre??  Devem-se drogar...  :2dedos:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline PMPáscoa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:32 Sábado, 24 de Janeiro de 2015
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #11 em: 17:38 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Exatamente! é injusto e absurdo, certo? Mas é o que está lá. Sem tirar nem pôr.
Não será possível organizar qualquer prova de competição se isto for para a frente.
Há quem ainda não acredite mas é o que está lá.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #12 em: 18:54 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Equivalente a um crime deste tipo??  Devem-se drogar...  :2dedos:

Com esses assuntos é que se deviam preocupar.
Agora com estas leis só provam que nada percebem e nada se preocupam.
Mais do mesmo.

Lamentável...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline João Pinto

Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #13 em: 19:17 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
-se drogar... 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não será possível organizar qualquer prova de competição se isto for para a frente.
não me lembrei dessa, para quem faz competição acabou, no final não podem devolver
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Petição Pública --- NÃO MATEM OS ACHIGÃS E AS CARPAS !!!!!
« Responder #14 em: 22:15 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Já assinei há dias, pessoalmente, eu só mato o que quero e quase sempre é porque têm tamanho e os vou comer... Abro excepção para perca-sol e peixe-aranha, porque, para mim, não prestam para nada... O resto devolvo. Bem sei que haverá ecologistas que me virão falar das virtudes e não sei o quê do peixe-aranha, a minha posição é a mesma: pé em cima e toca de sacar o anzol... As carpas, achigãs, lúcios, lúcio-perca, peixe-gato /siluro e tudo o que sirva para a pesca são bem vindos...
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]