collapse

Autor Tópico: Livros de pesca  (Lida 3464 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Livros de pesca
« em: 16:25 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
E porque o conhecimento extra nunca faz falta, porque não referir alguns dos meios "antigos" de passagem do mesmo?

Apesar da facilidade da internet e dos fóruns em procurar as informações que um gajo precisa, muitas vezes existem pequenas nuances que passam sempre despercebidas, ou por e simplesmente uma pessoa nem sabe o que procurar. Grande parte dos que aqui andam receberam o conhecimento de familiares ou amigos, mas outros não tiveram essa sorte. Aqui encaixo eu, e portanto terei que o ir buscar a outro lado...

Bem, engonhanço à parte, que livros de pesca recomendam? Em visitas à Fnac e outras livrarias nacionais, pude comprovar que não há quase nada nacional dedicado à pesca. Apenas encontrei um livro, que comprei, mas que tem informações bastante antigas (escrito nos anos 70/80) e algo desactualizado tendo em conta a tecnologia actual.


Dando uma vista de olhos pela Amazon, por exemplo, a variedade de livros estrangeiros, sobretudo americanos e ingleses, é notável. Pelas análises que li dos mesmos, alguns saltaram à vista, como:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Etc, etc, etc... Coloquei apenas estes pois estão dentro daquilo que procuro, spinning, etc.

Alguém tem algum feedback sobre isto? Outros livros que possam aconselhar?!

Obrigado!  :))
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Livros de pesca
« Responder #1 em: 16:33 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Acho que o melhor livro que existe, somos nós que o escrevemos. Página a página de cada vez que vamos ao mar.
Porque cada pesqueiro tem as suas caracteristicas e o peixe tem dias.
Não estou no forum há muito tempo mas por tudo o que já li aqui... dava um livro, e está sempre a ser actualizado.
É adequado à nossa costa, aos nossos peixes e fala de equipamento que se vende por cá e não só.  8) ;D ;D
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Livros de pesca
« Responder #2 em: 16:38 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
O que salta à vista nesses livros é que parecem orientados à pesca em água doce, com mais incidência no Achigã que os americanos tanto gostam.
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #3 em: 16:43 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que o melhor livro que existe, somos nós que o escrevemos. Página a página de cada vez que vamos ao mar.
Porque cada pesqueiro tem as suas caracteristicas e o peixe tem dias.
Não estou no forum há muito tempo mas por tudo o que já li aqui... dava um livro, e está sempre a ser actualizado.
É adequado à nossa costa, aos nossos peixes e fala de equipamento que se vende por cá e não só.  8) ;D ;D

orah nem + !!
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #4 em: 17:00 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que o melhor livro que existe, somos nós que o escrevemos. Página a página de cada vez que vamos ao mar.
Porque cada pesqueiro tem as suas caracteristicas e o peixe tem dias.
Não estou no forum há muito tempo mas por tudo o que já li aqui... dava um livro, e está sempre a ser actualizado.
É adequado à nossa costa, aos nossos peixes e fala de equipamento que se vende por cá e não só.  8) ;D ;D

Sim, eu referi isso, mas se tudo fosse assim, com a informação confinada a estas quatro paredes, provávelmente ainda estariamos a "fazer o fogo" a raspar dois paus.


Zé Maria: exacto... é tudo muito virado para os Estados Unidos, daí eu procurar alternativas que se enquadrem mais com a nossa costa.
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #5 em: 17:20 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
O meu conselho é.....compra isco e põe -te à pesca, companheiro.
E claro, vai andando por aqui, que por cá se aprende muito com os companheiros do Pesqueiro.
Eu também cai na asneira de comprar livros e revistas em barda, mas de pouco me valeram. Aprendi mais com as grades e em frente ao mar, bem como aqui nas dicas do pessoal, do que em toda a "liiteratura" que adquiri....
A pesca faz-se de experiências e aprendizagens permanentes, é preciso é não desanimar no início. É à pesca que se aprende.
O "tratado" infalível que nos põe logo a pescar não existe, os livros a meu ver não têm o desenvolvimento necessário e com a agravante de terem na maioria autores estrangeiros, estando assim direccionados a outras pescas e a outras costas, aproveitando-se pouco. As revistas acabam por ter artigos muito ligeiros e que muitas vezes se repetem. Assim, acho que o melhor é usar o dinheirinho no material, no isco e nas idas à pesca.
Boas pescarias
 :fixe:
O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Timo

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Livros de pesca
« Responder #6 em: 19:12 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Esses livros de pouco valem... Às vezes vai-se ouvindo uma ideias boas aqui e vendo umas coisas na internet, mas na hora da verdade tem que se ir dar com os burros na água... Experimentar, ver, pescar, pescar, ir e voltar a ir, etc...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Livros de pesca
« Responder #7 em: 20:16 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O meu conselho é.....compra isco e põe -te à pesca, companheiro.
E claro, vai andando por aqui, que por cá se aprende muito com os companheiros do Pesqueiro.
Eu também cai na asneira de comprar livros e revistas em barda, mas de pouco me valeram. Aprendi mais com as grades e em frente ao mar, bem como aqui nas dicas do pessoal, do que em toda a "liiteratura" que adquiri....
A pesca faz-se de experiências e aprendizagens permanentes, é preciso é não desanimar no início. É à pesca que se aprende.
O "tratado" infalível que nos põe logo a pescar não existe, os livros a meu ver não têm o desenvolvimento necessário e com a agravante de terem na maioria autores estrangeiros, estando assim direccionados a outras pescas e a outras costas, aproveitando-se pouco. As revistas acabam por ter artigos muito ligeiros e que muitas vezes se repetem. Assim, acho que o melhor é usar o dinheirinho no material, no isco e nas idas à pesca.
Boas pescarias
 :fixe:

Completamente de acordo. Mais vale trocar experiências/duvidas/ por aqui e em frente ao mar do que ler esses livros... Já li tambem, perdia tempo a ler revistas mas...aprendi mais aqui no Pesqueiro do que em qualquer revista ou livro. Ao livro tu não colocas duvidas...


Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19444
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Livros de pesca
« Responder #8 em: 23:14 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
 O que me parece é assim, os livros, vivênciam experiências do autor em dada circunstância, em dado contexto (local, spot, zona, e por vezes até continente) o que retiramos daí,... só algumas teorias porque depois tudo o resto não se adequa à realidade de cada um dos nossos pesqueiros, (diga-se, local, spot, zona (área da costa).
 
 Com que ficamos? Com a experiência do autor nas suas pescas em dada altura, e, também confinado ao tipo de pesca praticado nos locais onde ele a experiênciou.

 Por vezes esses livros já têm anos quando aparecem por cá, todas as realidades já foram ultrapassadas mesmo nesses "locais", quanto mais por aqui onde a realidade é outra bem diferente.

 Resta-nos o quê? as questões teóricas mas essas temo-las cá aos montes basta-nos ir frequentando os pesqueiros e sorver o que os outros fazem, falando, perguntando, ...sabem o que é isso? Partilha! é isso mesmo que fazemos por aqui, eu pelo menos faço, e muitos mais o fazem despretensiosamente e por gosto de partilhar as suas experiências de modo a que todos possam evoluir (experimentar) e tirar mais prazer dos momentos da pesca.

 Resumindo, a técnica de pescar, tem associada muitas técnicas (métodos de pescar o peixe) e a cada dia que passa um ou outro companheiro vai experimentando, vai mudando, e, se ele partilhar, muitos irão experimentar, adaptar no "seu" pesqueiro e vai dizer de sua justiça, logo, mais informação para outros, e, esta corrente está sempre a crescer e a adaptar-se a novas realidades, isto porque (e penso eu) está sempre a mudar, ... isto da pesca.

 Cada dia, cada época, é mais difícil, por tudo, a costa muda, o peixe é menos, a sua deriva não obedece a nada de concreto (hoje há muito peixe aqui, amanhã já não há mas, há noutra zona)

 Só posso concluir de uma forma, o que nos resta mesmo é aprender sempre, ouvir opiniões, adaptar em cada situação, ser criativo e observador, mas fundamental, fundamental é pescar muito, ... mas mesmo muito e com gosto pelo momento, pela sensação de que, cada vez que vai à pesca ter aquele "clique", aquela sensação, agora é que vai, mas sem stress, deixar fluir e sentir cada momento.

 Os materiais, esses todos os dias mudam (evoluem) pelo menos aqueles mais fiáveis, não necessitamos de livros, observamos as opiniões dos outros que se antecipam e usam, claro que devemos acompanhar (isto opinião minha) essa evolução até para fazermos cada jornada de pesca mais praseirosa, menos penosa pelo menos fisicamente, isto sempre dentro do orçamento de cada um, leia-se.

 Vamos lá  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mdmn

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #9 em: 23:41 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Boas,
Palavras sabias amigo Soares,gostei muito de ler,é isso tudo!
Saude da boa!
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Livros de pesca
« Responder #10 em: 10:40 Terça, 31 de Maio de 2016 »
Bom, eu gosto de livros... de todos os tipos e feitios e sobre muitos assuntos. Aconselho a lerem livros sobre temas que gostam: são um bom entretimento, e mesmo que ultrapassados ou de outras paragens ou mesmo de diferentes técnicas de pesca, têm sempre dicas interessantes. E não se esqueçam que sabendo o passado pode-se evoluir e perceber melhor o que ai vem no futuro, e o porquê de neste momento fazermos certas coisas que nos parecem um pouco "inapropriadas" e poderemos ainda saber que certas "experiências" que achamos interessantes, até já foram experimentadas por ouros com mais ou menos sucesso. Ou então nada disso, mas o prazer da leitura, esse está lá sempre seja um livro de agora seja um livro do antigamente.

E também é preciso saber ler as coisas do antigamente... temos que nos situar nessa altura. Quem não viu já uma das suas series de criança já em adulto e se desiludiu imensamente? É porque para verem "O justiceiro" ou o "Esquadrão Classe A" sem ficarem desiludidos têm que saber recuar no tempo e ver aquilo como se via antigamente, quando os carros ainda não falavam connosco e os telemóveis eram miragem,

No entanto para aprender não nos podemos restringir aos livros, e na pesca considero mesmo que livros e fóruns ensinam-nos muito pouco. A pesca é um mundo e coisas que uns fazem outros detestam, e o que funciona para alguns outros nem conseguem reproduzir. Se em termos de materiais por exemplo, existem muitas opiniões convergentes dada a especificidade e características do mesmo, já quanto a técnicas essa convergência de opiniões é muito mais difícil de obter.

Quando em puto fazia-me confusão do porquê de eu estar a tarde toda a pescar à inglesa como o tipo da loja me tinha ensinado e tirar apenas 5 ou 6 perquitas, e vir um gajo para o meu lado com uma cana sem carreto nem nada (pesca francesa que eu desconhecia em absoluto) e tirar uma quantas carpitas assim "sem espigas"... li uns livros e descobri que pesca era aquela. Como os euros nunca foram abundantes comecei a praticar uma espécie de francesa com cana e carreto (que não sabia que se chamava bolonhesa) mas sem resultados.
Um dia perdi a vergonha e fui ter com o tal individuo para ver como estava ele a fazer e sentei-me lá um pouco... conversa puxa conversa e ai aprendi mais do que em todo o tempo que pesquei ou todos os livros que li ou todos os conselhos do tipo da loja... foi como se tudo o que eu sabia agora fizesse sentido. Engodos, asticots vermelhos e brancos, anzóis, linhas, sondagens, boias e suas calibrações, com vento, com corrente... e isto tudo num espaço de uma hora ou duas a falar com o tipo que enquanto me explicava as coisas me ia mostrando como se montavam e com que intuito. E mesmo assim, só depois de experimentar é que comecei a "saber" o porquê de não pescar nada.

E ainda hoje é assim, leio muito porque gosto, aprecio por aqui técnicas e experimentações e tiro as minhas ilações de adaptações que me poderão fazer feliz... e quando lá vou tento ver se o que supus da teoria que apreendi e que funcionou para outros será bom para mim naquelas dadas circunstancias.

Pena é que as circunstancias da vida me deixam experimentar tão pouco...

Leiam livros, aproveitem a informação que se obtém deles, experimentem coisas que vos pareçam razoáveis à luz da vossa experiencia mas acreditem... vale mais duas horas com quem sabe que toda a teoria do mundo, e depois sim, depois de experimentar, de aprender e de errar essa teoria fará sentido.

Abraço
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #11 em: 14:10 Terça, 31 de Maio de 2016 »
Um dos livros que lí sobre este mundo foi " As noites longas do rei dos congros " de Adão Soares , pode se dizer que não seja um livro que "ensine a pescar " congros , mas torna-se um livro emocionante de se ler pois relata toda uma vida de um homem que praticamente se dedicava apenas a pesca destes seres que dão uma tremenda luta a tirar da agua , do livro apenas aprendi a fazer as famosas bonecas ( que ja me deram bons exemplares até).
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Livros de pesca
« Responder #12 em: 16:04 Quarta, 01 de Junho de 2016 »
Boa tarde Modular

Sobre as questões que coloca relativamente aos livros que apresenta:

Infelizmente não conheço nenhum deles, o que consequentemente não me permite opinar.

Sobre as questões inerentes aqui desenvolvidas:

Concordo que devem ler-se livros, olhando as técnicas, montagens, materiais, iscos e comportamentos dos pescadores, tendo em conta a descoberta das tendências do autor, o tempo em que foi escrito e os locais onde se desenvolve a sua acção, ou a acção de outros em que ele eventualmente se baseie. E, muito importante, tentar perceber se o autor fundamente as suas afirmações e se a fundamentação que produz nos parece fiável.

Concordo que os conselhos e opiniões de pescadores que fundamentam, sincera e logicamente, as suas opções e mostram resultados, têm um valor inestimável e muitas vezes conhecemos alguns ou encontra-mo-los em locais como este, o que será uma mais valia.

Concordo que, no meio de tudo isto, será a prática o factor essencial, se não o mais importante, principalmente se esta prática se revestir de curiosidade, percepção, erro e admissão do mesmo, seguido de mais tentativa e estudo adaptados aos erros cometidos ou ausência de resultados. Tudo isto acompanhado por capacidade de auto crítica e crítica construtiva sobre os resultados e afirmações dos outros, e sem esquecer acontecimentos antigos, sendo que muitas vezes, por a sua análise ser abandonada, poderemos estar a deixar que realidades que ainda podem ser actuais, nos passem ao lado.

Face ao acima referido, acho tudo importante..., os livros, as discussões em fóruns, cafés, entre amigos, e, claramente a prática real, por ser esta extremamente difícil de estar compactada em qualquer escrito. 

Tendo em conta o referido, vou indicar-lhe dois livros, já com alguns anos, mas de autores que nitidamente, explicam, fundamentam e apresentam comportamentos e localizações de peixes, materiais, montagens, iscos, comportamentos dos pescadores..., que, acrescidos de mais estudo, da nossa experiência, e de adaptações para os locais e pescas que quisermos fazer, do estuário ao alto mar, poderão ser uma mais valia na nossa vida nesta área de pesca.

- Le Manuel Du Pêcheur en Mer, Christian Dantras (1991), Bordas, Paris

- La gran pesca deportiva en el mar, Emílio Fernandez Roman, 1996, Biblioteca Tutor de Náutica

Os livros em causa, um, em francês, e outro, em Espanhol, não são muito acessíveis, tanto pelo preço, quanto pelas línguas, mas pessoalmente acho-os duas mais valias para quem, como o Sr., pretende ler e informar-se sobre este nosso assunto.

Poderão alguns de vós questionar: "..., é mesmo necessário"?

Ao que responderei: "..., talvez sim, talvez não". Isto porque só após Vossa consulta destes livros, cada um, em função do olhar que tem sobre a pesca, poderá responder.

Pessoalmente, fizeram-me sonhar, puseram-me a testar e a adaptar, fizeram-me colocar em causa muito do que eram  e, em alguns casos, ainda são "verdades absolutas".

É também verdade que, actualmente, e não raramente, ainda os consulto quando me parece que devo alterar, ou inovar, na minha pesca, e até, quando não posso pescar, são muitas vezes o meu refúgio. Tenho-os há uns 20 anos e sei que ainda se vendem.

Se há outros tão bons ou melhores..., é possível, mas não conheço.

Se só por os ler, ficamos a ser excelentes pescadores..., tenho a certeza que não; mas que podemos melhorar..., sem dúvida que sim.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Livros de pesca
« Responder #13 em: 16:24 Quarta, 01 de Junho de 2016 »
O único que comprei foi este :

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Já folheei outros em livrarias mas só esse achei adequado, daí a minha livraria piscatória resumir-se a esse livro
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Livros de pesca
« Responder #14 em: 17:29 Quarta, 01 de Junho de 2016 »
O melhor livro de pesca que li até hoje já não existe à venda. Era este:



Tinha explicações ilustradas de técnicas de pesca para as espécies mais importantes de mar e Rio.

Arranja-se só em segunda mão.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Livros de pesca
« Responder #15 em: 18:19 Quarta, 01 de Junho de 2016 »
Muito obrigado pelo feedback!  8)

Tudo bem que a experiência e o palavra passa palavra é deveras importante, mas sem os livros - ou toda e qualquer outra forma de registo de comunicação - tudo de perderá no tempo. Infelizmente é isso que a História nos diz.

Quer estejam actualizados ou não; quer sejam adequados à nossa zona ou não; são sempre uma outra fonte de conhecimento e aprendizagem. A sabedoria nunca ocupou lugar.
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Livros de pesca
« Responder #16 em: 20:58 Terça, 12 de Setembro de 2017 »
Estou a iniciar-me na pesca apeada e recentemente comprei o livro "Sea Fishing Properly Explained" na Amazon do Reino Unido que me impressionou e me ensinou muito do basico da pesca de mar.

Cobre desde tipos de peixe, iscas indicadas para cada tipo de peixe, local de pesca (estoarios, praia, portos, rochas, barco), material indicado para cada lugar, montagens indicadas para cada lugar, e muito mais.

Pelo baixo preco da versao electronica (pouco mais de 2 Euros) vem altamente recomendado para principiantes como eu.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]