collapse

Autor Tópico: Mais um prego para o caixão do Tejo.  (Lida 8302 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #30 em: 11:04 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Nunca será demais a critica, acusação e a divulgação publica deste tipo de atrocidades ao ambiente e a nós próprios, pelo menos não somos "comidos" como cegos ou tolerantes ao que é suposto ser ilegal.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #31 em: 11:11 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Ideias há...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #32 em: 11:23 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu costumo dizer que em Portugal fazia falta um ETA como em Espanha, para começar a tombar uns quantos, logo viamos como os outros se endireitavam.
Um abraço

Não, eu não estou a incitar à violência... o modo de luta que estou a referir é outro. É partilhar estes vídeos para que chegue a mais e mais malta, é ajudar a quem todos os dias anda por lá a averiguar estas bizarrias a passar a palavra... a organizarmo-nos para em caso de necessidade estarmos todos alinhados e do mesmo lado para fazer ver a quem de direito que o rio não é de uns poucos... é de todos.

Vocês não sei se se estão a aperceber, mas estas situações já vêm de há algum tempo a esta parte... e apenas agora está a tomar alguma proporção nos meios de comunicação social. Porquê? Porque a malta que por ali anda "a fiscalizar" está a fazer um trabalho muito bom, não tem deixado escapar uma única situação... partilha de imediato. E com este trabalho e a nossa ajuda estão a chegar longe e a conseguir resultados. Há reportagens nos jornais da região regularmente, há reportagens a nível nacional de quando em vez, já foram conseguidos alguns feitos (veja-se o caso daquele aqueduto do pego no mês passado... logo a seguir à publicação e do passa palavra estavam lá as entidades responsáveis a averiguar), mas vai haver um dia que isso não basta... nessa altura estaremos nós todos disponíveis para dar a cara e tempo a esta causa. Quando formos convocados para manifestações (pacificas), para mostrarmos o nosso repugno e repulsa por estas ações será que estaremos lá? Quando tivermos que fazer ver às grandes entidades que estamos prontos a "Partir Tudo" e que somos muitos será que ele não se vão aperceber do que se está a passar?

Precisamos que os altos dignatários do Pais lutem pelo nosso rio, sozinhos não poderemos fazer nada, mas para isso teremos que os chamar para a nossa causa, e para isso teremos que lhes mostrar que efetivamente em Lisboa parece que o rio está impec, mas isso deve-se apenas à causa de que é enorme e não se vê o lixo todo que nele flutua. Está encapotado: as bocas de esgoto já não desaguam ali no Terreiro do Paço mas sim uns metros valentes mais lá dentro e já não se vê a porcaria, a cor que a água toma cá em cima dispersa-se quando a massa de água alarga, a espuma idem... parece que o rio está melhor, mas a cada dia que passa um novo atentado é cometido e isso é que temos que os fazer ver.

Eu sim, farei todos os esforços. Este Tejo aqui na minha zona é lindíssimo: Almourol, Constância, as portas de Rodão, a foz do Zêzere, as atividades que nele se fazem, algumas em dadas alturas com muito risco para a nossa saúde (canoagem da foz do Zêzere a Almourol em água branca com espuminha castanha como eu já vi fazerem), a pesca comercial de peixe... será que tudo isso não compensa colocar as entidades poluentes na linha... até porque nem são assim tantas.

Para mim há duas coisas essenciais:

1º Lutar por um caudal ecológico maior vindo de Espanha e muito mais estabilizado (no domingo passado passava-se a pé para o castelo de Almourol, e ontem à noite o caudal subiu de repente uns 4 metros) para hoje de manhã voltar a descer para os mínimos.

2º Fazer ver às empresas poluidoras (e que estão bem identificadas) que não se pode fazer o que se quer, nem que para isso se tenha que ter uma posição de força e fazer-lhes frente... Se uma Celtejo fechar é mau... muito desemprego, muito valor que se perde para a economia nacional, mas será que o Tejo Limpo não acabará por compensar isso a longo prazo?

Deixo uma lista de links para que vejam que a luta está a dar frutos, e mais dia menos dia alguém acabará por se sentir incomodado demais para não fazer nada. Bata partilharem e estarem prontos a manifestar-se.

Aconselho vivamente a leitura do primeiro (este é imperdível, está tudo lá) e segundo links e também do último:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (partidarismos à parte... foi para verem que a nossa luta está a gerar resultados onde se pretende)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (alguns que ainda não perceberam o quanto podem ganhar ou perder)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Como podemos lutar? Estejam atentos a estes eventos... unidos seremos mais vistosos.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Desculpem o testamento... e desculpem a pressão que faço para tentar consciencializar a malta que isto está mesmo mau apesar de muitos não se aperceberem... mas o rio é-me muito querido, e se vierem à minha zona perceberão o porquê de dizer isto.

Abraço



 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #33 em: 11:52 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Estes dois tópicos podiam-se anexar... falam do mesmo. Se calhar até fui eu que tive a culpa. Sorry :P

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #34 em: 12:09 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Fantástica reportagem. As problemas e suas origens estão identificados, alguns MAL. Gostei particularmente da diferença de opinião entre o homem do terreno, o pescador, e a senhora da secretária ! Opiniões diferentes para o mesmo assunto, mas não há volta a dar. Quem decide estuda pelos livros que escreveu.
Nelson Peres
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #35 em: 15:20 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Quando 80% do caudal do Rio Tejo é desviado do seu curso natural logo no início enquanto as águas são limpas....está tudo dito.

É inacreditável como é que um país pode desviar 80% do caudal de um rio internacional, sem que o país vizinho não possa ou não queira reclamar da situação. Será que não há leis na comunidade europeia que regulem esta matéria?
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #36 em: 19:44 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estes dois tópicos podiam-se anexar... falam do mesmo. Se calhar até fui eu que tive a culpa. Sorry :P

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraço

Feito ;)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #37 em: 15:17 Quinta, 11 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E mais uma só para  animar a malta... partilhemos que é isso que é preciso para já. Os efeitos estão a tomar alguma proporção.

Se um falar ninguém liga, se dois falarem ninguém liga mas começa-se a tomar atenção ao assunto, se três falarem teremos que nos inteirar do assunto, se quatro falarem teremos que estudar o assunto... se muitos falarem teremos que tomar alguma atitude em relação ao assunto.

Demora mas vai... já se começa a ver alguma abertura à mudança, pelo menos dialogo já há e não um monologo de surdos.

Abraço
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #38 em: 15:59 Quinta, 11 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando 80% do caudal do Rio Tejo é desviado do seu curso natural logo no início enquanto as águas são limpas....está tudo dito.

É inacreditável como é que um país pode desviar 80% do caudal de um rio internacional, sem que o país vizinho não possa ou não queira reclamar da situação. Será que não há leis na comunidade europeia que regulem esta matéria?

E creio que em tempos de seca eles têm autorização para fechar a torneira toda ou seja desviam 100% da água.

O mesmo deve acontecer ao Douro e Guadiana...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #39 em: 11:48 Quarta, 06 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não sei se vai dar para ver a indignação deste pescador (é um vídeo do facebook que não encontrei no youtube), mas ele põe os pontos nos is e faz as acusações sem medo. Não é a única empresa poluidora, mas é sem dúvida uma das maiores e isto já depois de muita água correr e de estarem sob fortíssima pressão. Mesmo assim continuam a fazer gato sapato do Tejo impunemente. Será que depois de alguma coisa grave acontecer é que se irão colocar as trancas à porta. Sim porque o que eles deitam na água é veneno e as corvinas que se apanham, as fataças que se comem, tudo o que sai do Tejo irá ficar indubitavelmente envenenado e irá envenenando que de lá come.

Abraço
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #40 em: 12:26 Quarta, 06 de Abril de 2016 »
Cum caneco, este video é bem estranho....ao minuto 2:20 por exemplo vê-se CLARAMENTE a vir ao de cima manchas castanhas do fundo do rio!! :o :o

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não acredito que sejam libertação de gases das lamas do rio, vai na volta é uma saída clandestina de m***a de uma das fábricas.
Mas deixa-me estar calado antes que leve com um processo nos queixos de uma das fábricas. C:-)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #41 em: 12:38 Quarta, 06 de Abril de 2016 »
É o nosso Portugal e os seus governantes  :-# :-#
"born to fish forced to work"
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #42 em: 10:23 Quinta, 21 de Abril de 2016 »
Vergonhoso, com esta atitude vesse bem quem são os culpados

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"born to fish forced to work"
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #43 em: 11:07 Quinta, 21 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vergonhoso, com esta atitude vesse bem quem são os culpados

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Os cartazes aparentemente só diziam "POR UM TEJO VIVO / NÃO À POLUIÇÃO" . Que mal é que estas 2 frases tem para fazerem a CM VVRodão mandar retirá-las ?? (apesar de estar no seu direito).
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #44 em: 12:47 Quinta, 21 de Abril de 2016 »
Vergonha, nojo, raiva e sei lá mais o quê..