collapse

Autor Tópico: Mais um prego para o caixão do Tejo.  (Lida 8327 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #15 em: 20:08 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Todos sabemos quem fez o quê mas ninguém fez nada!
É um país desgovernado e sem vergonha!


Tudo dito.. :fixe:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sinceramente não entendo.... :(

 Os outros não querem entender, até que alguem lhes enfie com um saco de lixo pelos c..nos abaixo. >:( ;)
 

Offline MiguelJAS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
    • Albufeira - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Sábado, 19 de Dezembro de 2015
Re: poluição
« Responder #16 em: 21:34 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Umas coisas destas em certos pesqueiros não era mal pensado!
De qualquer forma a mentalidade de grande parte dos pescadores tem que mudar. Desde caixas de isco e linhas a garrafas e restos de comida fica tudo nos pesqueiros...  :moca:

 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: poluição
« Responder #17 em: 21:41 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:
 

Offline rmfr2705

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 57
    • Angra do Heroismo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:51 Quarta, 15 de Abril de 2015
Re: poluição
« Responder #18 em: 01:15 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
 >:( >:( >:( >:( >:(  isto mesmo so em portugal...
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: poluição
« Responder #19 em: 10:13 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:


Pois.... o problema é que, na viagem de regresso, trazemos tanto entulho que parecemos um carro de recolha de sucata...
Quantas vezes, nem há lugar para o peixe...
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: poluição
« Responder #20 em: 11:14 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Vergonhoso :(
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: poluição
« Responder #21 em: 11:21 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Não se consegue enviar essas imagens para os órgãos de comunicação (TVI,SIC,CM)? valia a pena pois as imagens estão bem elucidativas.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #22 em: 12:05 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quantas e quantas vezes que fui para pesqueiros imundos que acabei por trazer kgs de lixo
Fico contente por saber que não sou o único a fazê-lo!  :fixe:


Pois.... o problema é que, na viagem de regresso, trazemos tanto entulho que parecemos um carro de recolha de sucata...
Quantas vezes, nem há lugar para o peixe...

Pois, eu já por isso não apanho peixe. Para poder trazer ainda mais lixo (boa desculpa para as minhas grades não?).

Quanto ao assunto... nada a dizer. Eles bem tentam despoluir o rio e fazer dele alguma coisa, mas depois pecam no básico.
Se não se pode fazer nada? Se calhar pode, mas talvez não interesse: Tenho um caso perto de casa, em que foi autorizado a largar as lagoas de acumulação de águas sujas com produtos químicos para o Nabão quando o rio vai barrento. E tem uma etar a 300 metros feita quase para esse tipo de resíduos.

Como fica caríssimo o tratamento a empresa diz que não faz a ligação à etar, e se tiver que despender desse montante que fecha as portas. Assim obtém uma autorização especial ao abrigo da teoria que o barro que vai no rio anula quimicamente os compostos das águas poluídas que são libertadas.

Esta versão da história não é muito consensual, mas o que é facto é que muitas pessoas falam do mesmo, e quando o rio vai barrento, muitas pessoas se queixam que fica a cheirar mal. Se é verdade ou não, não sei, mas onde há fumo há fogo, e de facto a etar esteve lá há uma quantidade de anos sem nunca sequer ter sido ligada (acho que agora está ligada aos esgotos das casas lá perto), e as ditas lagoas estão à vista e continuam a encher e vazar... para onde não sei.

Abraço.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #23 em: 20:13 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Lamentável.
O modo como se trata do que é nosso.
Mas os problemas já foram referidos.

As leis, a falta de verbas / vontade ,extinção de postos de trabalho de empresas locais e poderíamos continuar .
Mas até poderia ser feito.

Mas a pura falta de senso e a simples falta de respeito por aquilo que é de todos é que não acredito que mude.

Bom post.
A divulgação é sempre importante.
Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #24 em: 23:46 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 »
 Continuação  da tourada........ :-\ :-\ :-\

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Santos

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 1 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:36 Segunda, 02 de Novembro de 2015
Re: poluição
« Responder #25 em: 00:31 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Estes problemas de descargas existem desde que me conheço e na verdade só continuam porque quem deve a competência de fiscalização está mais preocupado com tachos que com ambiente... é uma vergonha o que as instituições precisem de dossiers e dossiers de burocracia para que possam fazer algo... a legislação é de tal ordem que o prevaricador, até que lhe chegue a coima a casa, já faliu... enfim, belo Portugal em que vivemos e que duvido algum dia ver limpo desta corja de criminosos e de pseudo-fiscais, tudo associado num mesmo conluio de interesses... uma vergonha, há que reclamar e denunciar!

Obrigado pela partilha ;)
 

Offline Pedro Sena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • carrego baterias a pescar.
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:12 Domingo, 27 de Dezembro de 2015
Re: poluição
« Responder #26 em: 00:54 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: poluição
« Responder #27 em: 10:46 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(

Hummm não é bem assim, eu não tomava muito balho já nessa zona. A verdade é que ele já trás muita porcaria vinda de Espanha, (e já agora, cada vez menos água) no entanto tens razão que dai para baixo é o descalabro total.

Em Lisboa a malta diz que ah e tal está muito melhor que há uns anos, mas a verdade é que lá, por ser tão largo talvez não se note muito, agora nós aqui na minha zona, é demais. Antigamente não havia tanta ocorrência, ou pelo menos tão à descarada. No último mês (janeiro) já veio água azul, vermelha alaranjada, leitoso esbranquiçado, com espuma castanha... isto num mês. Para não falar que uma empresa o tamponou completamente e que o regular caudal tem só nome, já que está mais baixo do que em muitos meses de verão: a semana passada quase que se podia passar para a ilha do castelo de Almourol a pé sem nos molharmos. Isto numa zona onde há uns anos se faziam lançamentos de uns 60 metros no inverno.

Teremos que ser nós a lutar... o Tejo é nosso.

Abraço
 

Offline Pedro Sena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • carrego baterias a pescar.
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:12 Domingo, 27 de Dezembro de 2015
Re: poluição
« Responder #28 em: 21:40 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como referi estas palavras num outro tópico relacionado com o rio Tejo aqui deixo novamente as minha opinião:
A maior parte de poluição nesta zona parte de VILA VELHA DE RODÂO.
"O primeiro afluente Português do Tejo é o belo rio Sever, quando os dois se unem ainda se pode pescar em condições e dar umas belas banhocas, aí poderei dizer com toda a certeza que poluição é praticamente nula, porque todo o peixe é saudável, após Vila Velha de Ródão,acabou,é triste.
Digo isto porque todos os meses  ando por esses lados, porque é a terra dos meus pais(MONTALVÂO-NISA)Alto Alentejo."
 :( :( :( :( :(

Hummm não é bem assim, eu não tomava muito balho já nessa zona. A verdade é que ele já trás muita porcaria vinda de Espanha, (e já agora, cada vez menos água) no entanto tens razão que dai para baixo é o descalabro total.

Em Lisboa a malta diz que ah e tal está muito melhor que há uns anos, mas a verdade é que lá, por ser tão largo talvez não se note muito, agora nós aqui na minha zona, é demais. Antigamente não havia tanta ocorrência, ou pelo menos tão à descarada. No último mês (janeiro) já veio água azul, vermelha alaranjada, leitoso esbranquiçado, com espuma castanha... isto num mês. Para não falar que uma empresa o tamponou completamente e que o regular caudal tem só nome, já que está mais baixo do que em muitos meses de verão: a semana passada quase que se podia passar para a ilha do castelo de Almourol a pé sem nos molharmos. Isto numa zona onde há uns anos se faziam lançamentos de uns 60 metros no inverno.

Teremos que ser nós a lutar... o Tejo é nosso.

Abraço
Dizes bem que teremos que ser nós a lutar....mas como?
Quando os cães grandes é que dominam esta porcaria, e enquanto estes animais só virem á frente dos olhos, euros, estaremos sempre desgraçados,(os nossos filhos, netos e bisnetos e por aí fora).
Por muita luta que façamos, eles estaram sempre a cag.... -nos em cima.
Eu costumo dizer que em Portugal fazia falta um ETA como em Espanha, para começar a tombar uns quantos, logo viamos como os outros se endireitavam.
Um abraço
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5081
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mais um prego para o caixão do Tejo.
« Responder #29 em: 10:51 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »
Mais uma:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Era bom que os autarcas portugueses participassem nesta iniciativa...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Carapaus por Pedro Gonçalves [Hoje às 20:05]

chicote surfcasting ?? por duas [Hoje às 16:55]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [Hoje às 12:00]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]